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Os Efeitos da Estratégia de Negócios e da Competição no Mercado de Produtos no Gerenciamento de Resultados Reais

Resumo

Esta pesquisa investigou os efeitos específicos e combinados da estratégia de negócios (business strategy, BS) ao nível da firma e da concorrência de mercado (market strategy, MC) ao nível da indústria no gerenciamento de resultados por meio de atividades reais (real earnings management, REM). Uma pontuação composta de estratégia baseada no arcabouço de Miles e Snow foi utilizada para calcular BS, enquanto MC foi mensurado por meio de três métricas distintas e REM foi medido com base nos modelos de Roychowdhury (2006) de nível anormal de produção, vendas e gastos discricionários. Dados de empresas não financeiras listadas nos Estados Unidos da América (EUA) no período de 1987-2020 foram analisados utilizando regressões por Mínimos Quadrados Ordinários (Ordinary Least Squares, OLS) controladas por efeitos fixos de indústria e ano. Os achados sugeriram que as empresas que seguem uma estratégia prospectora orientada à inovação estão associadas a níveis mais baixos de REM quando comparadas às empresas que adotam estratégia defensora orientada à eficiência. Enquanto MC isoladamente não exerceu efeito significativo nas atividades de REM, o efeito combinado de BS e MC revelou que empresas prospectoras em mercados mais competitivos engajam menos em práticas de REM, o que confirma o papel da competição de mercado na relação entre BS e REM. Esta pesquisa contribui para a literatura de gerenciamento de resultados, ao documentar que as práticas de REM são afetadas não apenas por escolhas internas de alocação de recursos de acordo com a estratégia de negócios, mas também por determinantes exógenos da competição de mercado.

Palavras-chave
Gerenciamento de resultados por atividades reais; Estratégia de negócios; Competição no mercado de produtos

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