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O Virtual Encontra o Real no Mundo dos Esportes: Existe um Efeito Circular na Identificação do Fã entre Esportes Tradicionais e Esportes Eletrônicos?

Resumo

O estudo foi desenhado para investigar a influência da identificação do fã de eSports em times esportivos tradicionais e vice-versa, especificamente nos casos em que há uma interseção de times de futebol e o mundo dos eSports. A escala PAI (Points of Attachment Index) foi aplicada, utilizando-se a Teoria da Identidade Social (Tajfel & Turner, 1979) como principal referencial teórico. Quatro hipóteses substantivas foram traduzidas em um modelo conceitual. Os dados da pesquisa foram coletados durante eventos de eSports na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2019. Os questionários válidos coletados chegaram a 1.420. A análise dos dados foi concluída por meio de análise descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória para verificar a confiabilidade dos construtos, bem como a sua validade convergente e discriminante. A técnica de Modelagem de Equações Estruturais foi utilizada para testar as hipóteses substantivas. Os resultados empíricos sugerem que a identificação do fã com um clube de futebol exerce influência positiva na identificação do fã com o time de eSports do mesmo clube, mas não se pode afirmar o contrário.

Palavras-Chave:
Esportes; Patrocínio; Esports; Futebol; Identificacão do Fã

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