RESUMO
As organizações vêm demonstrando interesse em investir em design, percebendo-o como um elemento estratégico para a obtenção de vantagem competitiva. O design deve tornar-se parte integrante dos objetivos das organizações, permeando todos os níveis de atividades das empresas. Sendo assim, este artigo tem por objetivo propor um framework baseado em conceitos de competências, verificando e avaliando sua aplicabilidade na gestão de design na indústria do vestuário. Este estudo contou com a realização de uma pesquisa bibliográfica, por meio do desenvolvimento de uma revisão sistemática de literatura, bem como de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, através da utilização de entrevistas em profundidade. A partir de uma proposta de framework, este foi exposto para avaliação dos especialistas. Após esta apreciação, foram feitos os ajustes sugeridos, resultando na proposta final do framework de formação e integração de indivíduos e equipes na gestão de design para empresas da indústria do vestuário, sustentado pelos conceitos de competências. Este framework identifica fases e atividades do profissional de design que são determinantes para a ocorrência da gestão de design e estão relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos, articulando-se às estratégias organizacionais e a pesquisas de mercado. Com a utilização do framework, espera-se que o design afete todos os níveis da organização, estando presente nas etapas do processo de desenvolvimento de uma coleção.
Palavras-chave:
Gestão de design; competências; framework; indústria do vestuário