Acessibilidade / Reportar erro

Atributos de um Modelo de Gestão do Relacionamento para o Setor Público (ERCi Exec)

RESUMO

O movimento do New Public Management promoveu a adoção de ferramentas gerenciais pela Administração Pública. Nesse contexto, surge a estratégia do Citizen Relationship Management (CiRM), que permite aprimorar o relacionamento com cidadãos e incentiva a cidadania. Assim, este estudo visa identificar indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com o cidadão (ERCi Exec) para o Poder Executivo Federal, além do índice de satisfação dos cidadãos. Foi utilizada análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), via modelagem por equações estruturais. O modelo de mensuração proposto desvelou bom ajuste e estrutura unifatorial, sendo denominado “Relacionamento com o Cidadão”, composto por 13 itens.

Palavras-chave
CIRM; gestão do relacionamento; escala de relacionamento; cidadão; serviços públicos

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br