Acessibilidade / Reportar erro

Criatividade nas PMEs: Uma visão geral e agenda para pesquisas futuras

Resumo

Nas últimas décadas, o interesse pela criatividade cresceu significativamente; sua importância está relacionada ao impacto no desempenho das empresas, uma vez que a criatividade é definida como a raiz da inovação. Embora a pesquisa tenha sido bastante frutífera em muitas disciplinas, seu estudo em pequenas e médias empresas tem sido menos explorado. Este artigo revisa a literatura sobre criatividade em pequenas e médias empresas e tem como objetivo estabelecer propostas para pesquisas futuras. Uma análise bibliométrica foi desenvolvida para atingir o objetivo citado acima, considerando a construção de mapas científicos, análise de desempenho e mapas gráficos. Além disso, realizou-se uma análise de conteúdo dos artigos selecionados para estabelecer as variáveis estudadas em torno da criatividade. O estudo demonstrou que é necessário aumentar as pesquisas sobre criatividade em pequenas e médias empresas em uma ampla variedade de temas. Desta forma, ofereceu-se uma estrutura valiosa para resolver as lacunas existentes e orientar futuros pesquisadores.

Palavras-chave:
Pequenas e Médias Empresas; PMEs; Bibliometria

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br