Afetivo |
Crença e identificação com a filosofia, os valores e os objetivos organizacionais. |
Mowday, Porter e Steers (1982)Mowday, R. T., Porter, L. W., & Steers, R. M. (1982). Employee - organization linkages: The psychology of commitment, absenteeism, and turnover. New York: Academic Press.; Kelman (1958)Kelman, H. C. (1958). Compliance, identification, and internalization: Three processes of attitude change. Journal of Conflict Resolution, 2(1), 51-60.; Goudner (1960); Sá e Lemoine (1998)Sá, M. A. D & Lemoine, C. (1998). O estilo de liderança como fator de comprometimento na empresa. Anais do XXII Encontro Nacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Foz do Iguaçu, PR, Brazil.. |
Afiliativo |
Crença de que se é reconhecido pelos colegas como membro do grupo e da organização. |
Kelman (1958)Kelman, H. C. (1958). Compliance, identification, and internalization: Three processes of attitude change. Journal of Conflict Resolution, 2(1), 51-60.; Gouldner (1960)Gouldner, H. P. (1960). Dimensions of organizational commitment. Administrative Science Quarterly, 4, 468-490.; Becker (1992)Becker, T. E. (1992). Foci and bases of commitment: are they distinctions worth making?. Academy of Management Journal, 35(1), 232-244.; Mowday, Porter e Steers (1982)Mowday, R. T., Porter, L. W., & Steers, R. M. (1982). Employee - organization linkages: The psychology of commitment, absenteeism, and turnover. New York: Academic Press.; Medeiros e Enders (1999)Medeiros, C. A. F., Enders, W. T., Sales, I. D. O., Oliveira, D. D., & Monteiro, T. D. C. (1999). Três (ou quatro?) componentes do comprometimento organizacional. Anais do XXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração [EnANPAD], Foz do Iguaçu, PR, Brazil, 23.. |
Obrigação em permanecer (Normativo) |
Crença de que se tem a obrigação de permanecer; de que não seria certo deixar; e de que se tem uma obrigação moral com as pessoas da organização. |
Meyer e Allen (1991)Meyer, J. P., & Allen, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, 1(1), 61-89.; Jaros et al. (1993)Jaros, S. J., Jermier, J. M., Koehler, J. W., & Sincich, T. (1993). Effects of continuance, affective, and moral commitment on the withdrawal process: An evaluation of eight structural equation models. Academy of Management Journal, 36(5), 951-995.. |
Obrigação pelo desempenho (Normativo) |
Crença de que se devem realizar esforços em benefício da organização e que se deve buscar atingir os objetivos organizacionais. |
Wiener (1982)Wiener, Y. (1982). Commitment in organizations: A normative view. Academy of Management Review, 7(3), 418-428. e Jaros et al. (1993)Jaros, S. J., Jermier, J. M., Koehler, J. W., & Sincich, T. (1993). Effects of continuance, affective, and moral commitment on the withdrawal process: An evaluation of eight structural equation models. Academy of Management Journal, 36(5), 951-995.; Mowday, Porter e Steers (1982)Mowday, R. T., Porter, L. W., & Steers, R. M. (1982). Employee - organization linkages: The psychology of commitment, absenteeism, and turnover. New York: Academic Press.. |
Falta de recompensas e oportunidades (Instrumental) |
Crença de que o esforço realizado em benefício da organização deve ser mais bem recompensado e de que a organização deve lhe dar mais oportunidade. |
Mowday, Porter e Steers (1982)Mowday, R. T., Porter, L. W., & Steers, R. M. (1982). Employee - organization linkages: The psychology of commitment, absenteeism, and turnover. New York: Academic Press.; Sá e Lemoine, 1998Sá, M. A. D & Lemoine, C. (1998). O estilo de liderança como fator de comprometimento na empresa. Anais do XXII Encontro Nacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Foz do Iguaçu, PR, Brazil.); Becker (1992)Becker, T. E. (1992). Foci and bases of commitment: are they distinctions worth making?. Academy of Management Journal, 35(1), 232-244.. |
Linha consistente de atividade (Instrumental) |
Crença de que se devem observar certas condutas e regras da organização tendo em vista o objetivo de nela permanecer. |
Becker (1960)Becker, H. S. (1960). Notes on the concept of commitment. American journal of Sociology, 66(1), 32-40.; Hrebiniak e Alutto (1972)Hrebiniak, L. G., & Alutto, J. A. (1972). Personal and role-related factors in the development of organizational commitment. Administrative Science Quarterly, 17, 555-573.; McGee e Ford (1987)McGee, G. W., & Ford, R. C. (1987). Two (or more?) dimensions of organizational commitment: Reexamination of the affective and continuance commitment scales. Journal of Applied Psychology, 72(4), 638-641.. |
Escassez de alternativas (Instrumental) |
Crença de que existem poucas alternativas de trabalho fora da organização. |
Meyer e Allen (1991)Meyer, J. P., & Allen, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, 1(1), 61-89., McGee e Ford (1987)McGee, G. W., & Ford, R. C. (1987). Two (or more?) dimensions of organizational commitment: Reexamination of the affective and continuance commitment scales. Journal of Applied Psychology, 72(4), 638-641.. |