Uma nova maneira de comunicar, em contextos e sentidos diferentes e inesperados, ampliando a interação, em tempos e espaços instantâneos e sem limites claros, (re)produzindo informações a partir da comunicação (Porto et al., 2017Porto, C. de M., Oliveira, K. E. de J., & Alves, A. L. (2017). Expansão e reconfigurações das práticas de leitura e escrita por meio do WhatsApp. In C. Porto , K. E. Oliveira & A. Chagas (Eds.),WhatsApp e educação: Entre mensagens, imagens e sons(pp. 113-128). EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0007 https://doi.org/10.7476/9788523220204.00...
; Lapa & Girardello, 2017Lapa, A., & Girardello, G. (2017). Gestão em rede na primavera secundarista. In C. Porto, K. E. Oliveira & A. Chagas (Eds.),WhatsApp e educação: Entre mensagens, imagens e sons(pp. 29-48). EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0003 https://doi.org/10.7476/9788523220204.00...
). Espaço rico em descobertas por conta da sua interatividade dentro da heterogeneidade de pessoas desconhecidas, com seu uso potencializando a busca por alternativas inovadoras na utilização do aplicativo, favorecendo a emergência de novos aspectos culturais e espaciais (Oliveira, 2017Oliveira, C. A. de. (2017). Entre processos formativos e interativos: o WhatsApp como espaço significativo na orientação e formação. In C. Porto , K. E. Oliveira & A. Chagas (Eds.), WhatsApp e educação: Entre mensagens, imagens e sons (pp. 217-233). EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0012 https://doi.org/10.7476/9788523220204.00...
). Sua estrutura material informa se os usuários estão online, digitando ou gravando mensagens e se as mensagens foram lidas, permite pular de um interlocutor ou grupo para outro, entre conteúdos distintos e ligar todos eles ou uma parte por meio de grupos (Porto et al., 2017Porto, C. de M., Oliveira, K. E. de J., & Alves, A. L. (2017). Expansão e reconfigurações das práticas de leitura e escrita por meio do WhatsApp. In C. Porto , K. E. Oliveira & A. Chagas (Eds.),WhatsApp e educação: Entre mensagens, imagens e sons(pp. 113-128). EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0007 https://doi.org/10.7476/9788523220204.00...
) Permite a expressão de informações e emoções por meio de vários recursos, como os emojis (Primo et al., 2021Primo, A., Valiati, V., & Barros, L. (2021). Práticas conversacionais no WhatsApp: A interação em conversações paralelas. Comunicação & Sociedade, 43(3), 41-76. ). O escopo das conexões possibilitadas por ele pode envolver as mais diversas instâncias da vida, além da organizacional, como a familiar e as de amizade (Matassi et al., 2019Matassi, M., Boczkowski, P. J., & Mitchelstein, E. (2019). Domesticating WhatsApp: Family, friends, work, and study in everyday communication. New Media and Society, 21(10), 2183-2200. https://doi.org/10.1177/1461444819841890 https://doi.org/10.1177/1461444819841890...
). |
Permitem a manutenção de translações simultâneas dos objetivos de atores em múltiplos pontos de passagem obrigatórios, que podem ser negociados entre comunidades diferentes e sem consenso para, mesmo assim, cooperarem em um meio amplo, por exemplo, um país ou uma empresa, pois apresentam um conteúdo imutável entre as comunidades, o que as permite encontrar objetivos comuns para se relacionarem entre suas fronteiras (Star, 1988Star, S. L. (1988). The structure of ill-structured solutions: Boundary objects and heterogeneous distributed problem solving. In L. Gasser & M. N. Huhns (Eds.), Distributed artificial intelligence (pp. 37-54). Morgan Kaufmann. https://doi.org/10.1016/B978-1-55860-092-8.50006-X https://doi.org/10.1016/B978-1-55860-092...
; Star & Griesemer, 1989Star, S. L., & Griesemer, J. R. (1989). Institutional ecology, ‘Translations’ and Boundary Objects: Amateurs and Professionals in Berkeley’s Museum of Vertebrate Zoology, 1907-39. Social Studies of Science, 19(3), 387-420. https://doi.org/10.1177/030631289019003001 https://doi.org/10.1177/0306312890190030...
; Whitson, 2018Whitson, J. R. (2018). Voodoo software and boundary objects in game development: How developers collaborate and conflict with game engines and art tools. New Media and Society, 20(7), 2315-2332. https://doi.org/10.1177/1461444817715020 https://doi.org/10.1177/1461444817715020...
). Aspectos básicos da arquitetura (Star, 2010Star, S. L. (2010). This is not a boundary object: Reflections on the origin of a concept. Science Technology and Human Values, 35(5), 601-617. https://doi.org/10.1177/0162243910377624 https://doi.org/10.1177/0162243910377624...
): flexibilidade interpretativa - diferentes grupos podem interpretá-los de maneiras distintas; estrutura material ou organizacional específica ao seu tipo - concreta ou abstrata; escala e escopo adequados ao uso como OF - definidos pelos usos, desestruturados ou não, personalizados ou em grupos distintos, nos quais ele é aplicado. A sua temporalidade e capacidade de mediar fronteiras permite a colaboração entre elas, podendo perder essa capacidade, produzir a heterogeneidade e descontinuar interações, que são disfunções a serem corrigidas (Carlile, 2002Carlile, P. R. (2002). A pragmatic view of knowledge and boundaries: Boundary objects in new product development.Organization Science,13(4), 442-455. https://doi.org/10.1287/orsc.13.4.442.2953 https://doi.org/10.1287/orsc.13.4.442.29...
; Akkerman & Bakker, 2011Akkerman, S. F., & Bakker, A. (2011). Boundary crossing and boundary objects. Review of Educational Research, 81(2), 132-169. https://doi.org/10.3102/0034654311404435 https://doi.org/10.3102/0034654311404435...
; Whitson, 2018Whitson, J. R. (2018). Voodoo software and boundary objects in game development: How developers collaborate and conflict with game engines and art tools. New Media and Society, 20(7), 2315-2332. https://doi.org/10.1177/1461444817715020 https://doi.org/10.1177/1461444817715020...
). |
Na Approve, pessoas diferentes, de setores distintos, com diversas experiências e formações, algumas que nem se conhecem efetivamente, fazem uso do WhatsApp para cooperarem em questões relativas ao lazer, às questões do dia a dia e ao trabalho, em boa parte do seu dia. O aplicativo alcança interações entre fronteiras heterogêneas internas externas, por exemplo: quando ele se inseriu em uma rede de relações entre atores desconhecidos entre si, espalhados pelo Brasil, que cooperam na translação do objetivo comum de viabilizar a participação em concursos públicos, compartilhando conteúdos específicos sobre temas como transporte e hospedagem, que perpassam a todos (E8); ou quando permite que mesmo pessoas com dificuldades para usar tecnologia se insiram na tradução de objetivos comuns por essa via, pela facilidade que o aplicativo oferece (E9); ou quando ultrapassa a fronteira das distâncias físicas (E1; E12). As diferentes interpretações quanto ao uso da estrutura material do aplicativo ilustrados por E2, E7, E10 e pelos demais membros da Approve observados, quando manifestaram diferentes sentidos sobre os comportamentos ao se depararem com relações distintas na rede, o que inclui diferentes maneiras de usar, ou não usar, as figurinhas no aplicativo, para expressar humor, contrariedade, diversão, ironia e fazer brincadeiras em um escopo que inclui relações dentro e fora do trabalho, em grupos mais formais ou informais. A importância desses elementos nas redes na Approve ficou evidente no dia em que o aplicativo parou de funcionar como OF e as pessoas tiveram dificuldades para se relacionar, como relatou E3. |