Resumo em Português:
RESUMO As organizações vêm demonstrando interesse em investir em design, percebendo-o como um elemento estratégico para a obtenção de vantagem competitiva. O design deve tornar-se parte integrante dos objetivos das organizações, permeando todos os níveis de atividades das empresas. Sendo assim, este artigo tem por objetivo propor um framework baseado em conceitos de competências, verificando e avaliando sua aplicabilidade na gestão de design na indústria do vestuário. Este estudo contou com a realização de uma pesquisa bibliográfica, por meio do desenvolvimento de uma revisão sistemática de literatura, bem como de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, através da utilização de entrevistas em profundidade. A partir de uma proposta de framework, este foi exposto para avaliação dos especialistas. Após esta apreciação, foram feitos os ajustes sugeridos, resultando na proposta final do framework de formação e integração de indivíduos e equipes na gestão de design para empresas da indústria do vestuário, sustentado pelos conceitos de competências. Este framework identifica fases e atividades do profissional de design que são determinantes para a ocorrência da gestão de design e estão relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos, articulando-se às estratégias organizacionais e a pesquisas de mercado. Com a utilização do framework, espera-se que o design afete todos os níveis da organização, estando presente nas etapas do processo de desenvolvimento de uma coleção.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Organizations have been demonstrating an interest to invest in design, perceiving it as a strategic element to obtain competitive advantage. Design must become an integral part of the corporate objectives, permeating all levels of corporate activities. For this reason, this paper aims to propose a framework based on concepts of competences by checking and assessing their applicability in design management in the apparel industry. This study included conducting a literature research, through the development of a systematic literature review as well as an exploratory study with a qualitative approach, through the use of in-depth interviews. This proposed framework was then exposed to the evaluation of specialists. After this assessment, adjustments were suggested, resulting in the final proposal of the framework for training and integration of individuals and teams in design management for companies in the apparel industry, supported by the concepts of competence. This framework identifies phases and design professional activities that are crucial for the occurrence of design management and are related to product development process, articulating the organizational strategies and the market research. By using the framework, we expect design to affect all organization levels, being present in the stages of the development process in a collection.Resumo em Português:
RESUMO Esta pesquisa investiga o impacto da responsabilidade socioambiental (RSA) na atração e retenção de jovens profissionais, através de dois estudos. O primeiro deles, de natureza experimental, investiga se tais práticas são um fator de atração para jovens em formação, considerando diferentes condições salariais e de desenvolvimento profissional. O segundo, uma survey, investiga o impacto da RSA na rotatividade voluntária de trainees, controlando para diferenças individuais e para o nível de satisfação com salário, crescimento e área de interesse. Os resultados sugerem que a RSA é um quesito relevante tanto na atratividade exercida por uma empresa no recrutamento de jovens profissionais, como também está estatisticamente associada com a probabilidade de eles deixarem as empresas após disputados processos seletivos e programas de treinamento.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This research investigates if company social-environmental responsibility (SER) is an attraction and retention factor for young professionals in two studies. The first study, an experiment, investigates whether such practices influence the attraction exerted by the company as a prospect employer among undergraduate students, considering different wage and professional development conditions. The second study, a survey, investigates the impact of company SER on voluntary turnover among trainees, controlling for individual differences and satisfaction with income, growth and interests. The results suggest that SER is an important element in the attractiveness exercised by companies as they recruit young professionals, and in the retention of trainees, since it is statistically associated with the likelihood of them leaving their companies after disputed selection processes and expensive training programs.Resumo em Português:
RESUMO O objetivo deste estudo é analisar a eficiência dos clubes desportivos sem fins lucrativos e identificar as percepções de seus diretores com relação aos stakeholders que exercem maior influência sobre os níveis de eficiência do clube. A fim de analisar a eficiência desses clubes, recorreu-se ao método de Análise por Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA). O teste de Mann-Whitney também foi aplicado para identificar se existem diferenças significantes entre os clubes eficientes e não eficientes no que diz respeito à influência realizada por seus stakeholders. Desta forma, relata-se que a maioria dos clubes operam de forma eficaz.Tanto os clubes eficientes quanto os não eficientes classificam os gestores do clube, membros, patrocinadores, torcedores e atletas como os stakeholders mais importantes para seus níveis de eficiência. Os resultados mostram não existirem diferenças significantes dentre as percepções da equipe administrativa sobre o papel dos stakeholders na obtenção da eficiência do clube. O estudo também detalha os procedimentos que os clubes ineficientes devem adotar a fim de se aproximarem da fronteira de eficiência.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The objective of this study is to analyse the efficiency of non-profit sports clubs and identify the perceptions of their directors with regards to the stakeholders that exert the greatest influence over club efficiency levels. In order to analyse the efficiency of these clubs, we made recourse to the Data Envelopment Analysis (DEA) method. We also applied the Mann-Whitney test, to identify whether there are significant differences between efficient and non-efficient clubs with regards to the influence held by their stakeholders. We thus report that the majority of clubs operate efficiently. Both the efficient and the non-efficient clubs classify the club managers, members, sponsors, fans and athletes as the most important stakeholders to their efficiency levels. The results convey how there are no significant differences among the management team perceptions on the role of stakeholders in attaining club efficiency. The study also details the respective procedures that inefficient clubs should adopt in order to approximate the efficiency frontier.Resumo em Português:
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivos (i) examinar a influência dos antecedentes estratégicos e dos elementos que constituem o modelo de negócios em sua proposta de valor, e (ii) estimar a relação entre a proposta de valor e o desempenho dos e-business. A investigação tem como suporte teórico o framework Tecnológico, Organizacional e Ambiental (TOA), decorrente da Teoria de Difusão de Inovações (TDI), para os Antecedentes Estratégicos (IFINEDO, 2011), o Modelo de Negócios (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2010; SOUZA; BATISTA, 2014) e a literatura sobre desempenho empresarial (RAMANUJAN; VENKATRAMAN, 1987). O modelo teórico-conceitual proposto foi testado em uma amostra de 252 observações, por meio da modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam a influência parcial dos antecedentes estratégicos na proposta de valor, por meio dos construtos posicionamento da gestão, prontidão organizacional, vantagem relativa e pressão dos stakeholders. O modelo de negócios a influencia a proposta de valor, através dos construtos segmentação de mercado, relacionamento com o cliente, capacidades, parcerias e modelo de receitas. Este, por sua vez, influencia positivamente o desempenho das empresas de e-business.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article aims to examine the influence of the strategic background and of the business model elements on its value proposition, and to investigate the relationship between the value proposition and the performance of e-business. The research is supported theoretically by the Technological, Organizational and Environmental framework (TOE), derived from the Diffusion of Innovation Theory (DIT), for the Strategic Background (IFINEDO, 2011), by the Business Model theory (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2010; SOUZA; BATISTA, 2014) and by the business performance literature (RAMANUJAN; VENKATRAMAN, 1987). We tested the proposed model with a sample of 252 observations, using the structural equation modeling. The main results indicate a partial influence of the strategic background in the value proposition through the constructs management positioning, organizational readiness, relative advantage and pressure from stakeholders. Relating to the business model, the constructs of market segmentation, customer relationships, capabilities, partnerships and revenue model influence the value proposition, which in turn affects positively the performance of e-business companies.Resumo em Português:
RESUMO O objetivo deste artigo é contribuir para a definição do conceito de engajamento do consumidor no contexto das comunidades de marca. Para tanto, foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre os estudos que abordam o fenômeno das comunidades de marca. Este artigo se insere na tradição da pesquisa de Marketing, mais especificamente em Comportamento do Consumidor, seguindo uma perspectiva da psicologia cognitiva. A fundamentação teórica está baseada principalmente na Social Identity Theory (SIT), com a incorporação de contribuições relevantes da perspectiva da Consumer Culture Theory (CCT). Assim, o presente estudo contribui para o desenvolvimento da pesquisa sobre o fenômeno do engajamento em comunidades de marca, mais especificamente mediante a proposição de um modelo teórico que relaciona o engajamento com os seus fatores antecedentes e com os seus reflexos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This essay proposes to refine the concept of consumer engagement in the context of brand communities. A comprehensive review of studies addressing the phenomenon of brand community was made. This paper follows the tradition of Marketing Research and Consumer Behavior, more specifically the perspective of cognitive psychology. The main theoretical foundation of the study is the Social Identity Theory (SIT), also incorporating relevant contributions from the perspective of Consumer Culture Theory (CCT). Therefore, this study contributes to the progress of research on the phenomenon of engagement in brand communities, proposing a theoretical model that relates engagement with its antecedents factors and reflective dimensions.Resumo em Português:
RESUMO As novas tecnologias de informação permitem diferentes interações no ambiente educacional, interferindo na forma como os alunos percebem e constroem as imagens das instituições de ensino que adotam programas a distância. Este artigo identifica quais fatores se associam à percepção da imagem corporativa, na ótica dos alunos da Educação a Distância das Instituições Públicas de Ensino Superior. O estudo é uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa. A unidade de análise são as Instituições do Estado do Rio de Janeiro com cursos de graduação a distância no consórcio CEDERJ. A unidade de observação são seus alunos matriculados no Polo de São Fidélis. Os dados foram levantados por meio de uma survey, tabulados e analisados com uso do programa SPSS. Os resultados indicaram o aspecto multidimensional da imagem, e sinalizaram ser a Imagem Global das Instituições Públicas de Ensino Superior mais fortemente associada à "Qualidade". Por sua vez, o fator "Ambiente Virtual" é o que mais fortemente se associa à Imagem Afetiva.Resumo em Inglês:
ABSTRACT New information technologies enable different interactions in the educational environment, affecting how students perceive and construct images about educational institutions that have adopted distance-learning programs. This article identifies which factors are associated with the perception of corporate image, from the viewpoint of distance-learning students at public higher-education institutions. The proposed study is quantitative in nature. The research analysis units are Higher Education Institutions in the State of Rio de Janeiro (Brazil) that offer e-Learning undergraduate courses in the CEDERJ consortium. The units of observation are students enrolled at the São Fidélis hub. Data were collected using a questionnaire and analyzed using the SPSS program. The study demonstrated both the multidimensionality of the image and that the institution's Global Image is associated most strongly with its "Quality". In turn, "Virtual Environment" was the factor most strongly associated with Affective Image.