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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2017
  • Conhecendo o Comportamento de Torcedores em Relação ao Amor à Marca de Clubes de Futebol Articles

    Marquetto, Matheus Frohlich; Pinto, Nelson Guilherme Machado; Grohmann, Márcia Zampieri; Battistella, Luciana Flores

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo une as temáticas do amor à marca a da gestão esportiva, tendo por objetivos identificar a relação do amor à marca com seus constructos antecedentes (autoexpressão, satisfação com o desempenho e satisfação com o relacionamento) e consequentes (lealdade comportamental, lealdade atitudinal e boca a boca positivo) e verificar se o time de futebol é fator moderador nas relações. O modelo teórico foi baseado no trabalho de Santana (2009) e realizou-se uma pesquisa quantitativa com 270 torcedores de grandes times rivais do futebol: Sport Club Internacional e Grêmio Futebol Portoalegrense. Os resultados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que o time de futebol é um fator moderador das relações propostas. O estudo comprovou que a gestão esportiva deve ser personalizada, pois cada time representa algo diferente para seus torcedores, ou seja, os gestores de marketing esportivo necessitam, primeiro, saber qual a imagem que o time transmite e quais os principais sentimentos envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper links brand love and sports management, with the intention to identify the relationship of brand love with their constructs antecedents (self-expression, performance satisfaction and relationship satisfaction) and consequent (behavioral loyalty, attitudinal loyalty and positive word of mouth) and see if the soccer team is a moderating factor in these relationships . The theoretical model was based on Santana (2009) used in a survey with 270 fans of soccer rival teams: Sport Club Internacional and Grêmio Football Portoalegrense. The results were analyzed by Structural Equation Modeling. It was identified that the soccer team is a moderating factor in the relations proposals. Thus, it is concluded that the study showed that sports management should be customized, as each team represents something different for their fans. Managers of sports marketing need first to know what image the team presents and what are the feelings involved.
  • O Futuro da Pesquisa em Implementação de Estratégia no Contexto do BRICS Articles

    Fedato, Geovana Alves de Lima; Pires, Vanessa Martins; Trez, Guilherme

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora o desenvolvimento da capacidade de implementar a mudança estratégica seja um desafio para organizações modernas, os estudos nessa área têm priorizado questões internas à organização, relegando a um segundo plano, os fatores contextuais. Implementar uma nova estratégia implica alinhar os recursos e capacidades internas à realidade organizacional, ajustando-os às necessidades ou imposições externas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar as sugestões de pesquisa em implementação de estratégia e relacioná-las com as características dos países pertencentes ao BRICS, por meio de uma revisão sistemática. A fim de atender esse objetivo, a perspectiva da coevolução foi utilizada para embasar a discussão da implementação da estratégia, fomentando reflexões sobre o papel da gestão e do ambiente, em contexto de mudança estratégica. Os resultados, em âmbito acadêmico, apontaram para uma atualização na agenda de pesquisa em implementação de estratégia; em nível gerencial apresentam-se insights para os gestores de empresas presentes ou com intenção em estabelecer-se nos países do BRICS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Albeit the development of the capacity to implement strategic change being a challenge to modern organizations, the studies in this area have prioritized intern issues of the organization, relegating it as a secondary plan, the contextual factors. Implementing a new strategy implies in the alignment of resources and internal capabilities to the organizational reality, adjusting them to the needs or external impositions. Thus, this study aims to identify research suggestions on strategy implementation and relate them to the characteristics of the countries belonging to the BRICS, through a systematic review. In order to meet this goal, the coevolution perspective was used to support the discussion of strategy implementation, stimulating reflections on the role of management and the environment in the context of strategic change. Academically speaking, the results point to an update on the research agenda on implementation strategy; at the managerial level, we present insights for managers of companies operating or that intend to settle in the BRICS countries.
  • Análise dos Estágios de Ciclo de Vida de Companhias Abertas no Brasil: Um Estudo com Base em Variáveis Contábil-Financeiras Articles

    Costa, Wando Belffi da; Macedo, Marcelo Alvaro da Silva; Yokoyama, Karen Yukari; Almeida, José Elias Feres de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a relação entre os estágios de ciclo de vida das empresas de acordo com as definições de Dickinson (2011) e indicadores contábeis e financeiros. Foi aplicada a análise de regressão logística multinomial em uma amostra de 1.515 observações de companhias abertas listadas na BM&FBOVESPA entre 2005 e 2012. Com base na literatura sobre estágios de ciclo de vida das firmas (YAN; ZHAO, 2010; MILLER; FRIESEN, 1984; FAMA; FRENCH, 2001), os indicadores contábeis e financeiros utilizados foram distribuição de dividendos, alavancagem, market-to-book, rentabilidade sobre o patrimônio líquido, tamanho da empresa e crescimento das vendas. Os resultados mostram que as variáveis alavancagem, distribuição de dividendos, market-to-book, rentabilidade, tamanho e crescimento das vendas poderiam ser utilizadas como fatores que explicam a classificação nos estágios de ciclo de vida das empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyses the relation between firms' life cycles stages according to Dickinson's (2011) definition and accounting and financial ratios. We applied multinomial logistic regression analysis on a sample of 1,515 observations of public companies listed on BM&FBOVESPA between 2005 and 2012. Based on the literature about firms' life cycle stages (YAN; ZHAO, 2010; MILLER; FRIESEN, 1984; FAMA; FRENCH, 2001) the accounting and financial ratios used were dividends distribution, leverage, market-to-book, return on equity, firm size and revenue growth. The results show that leverage, dividends distribution, market-to-book, return on equity, firm size and revenue growth could be used as explanatory factors to classify firms' life cycle stages.
  • Com Quem Devem se Relacionar? Um Estudo para a Identificação e Análise dos Critérios de Seleção de Associados em Redes Interorganizacionais Articles

    Quatrin, Denise Rossato; Pereira, Breno Augusto Diniz

    Resumo em Português:

    RESUMO A seleção de associados faz parte da estratégia em redes interorganizacionais. Um dos aspectos mais relevantes é a definição de critérios para a seleção, ou seja, características mínimas requeridas dos prospectados. O presente estudo visou identificar os critérios considerados mais importantes para a seleção de associados em redes interorganizacionais horizontais, descrevendo também a influência deles nas atividades da rede. Primeiramente, foram aplicados 120 questionários com gestores de redes interorganizacionais para identificar o grau de importância de critérios previamente tratados na literatura. Após isso, foram realizadas 16 entrevistas que possibilitaram identificar outros critérios, bem como compreender a influência deles nas atividades da rede. Dos 20 critérios da literatura, todos foram considerados com importância significativa pelos gestores, e foram acrescidos os seguintes critérios: idoneidade, perfil do empresário e tempo da empresa. Os resultados visam contribuir para a seleção de associados, bem como fornecer informações para a construção da literatura de redes interorganizacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The selection of partners is strategic in inter-organizational networks. One of the most important aspects is the definition of criteria for selection, that are the minimal characteristics required from those prospected. This study aimed to identify the most important criteria for the selection of members in horizontal inter-organizational networks, also describing their influence on network activities. First, we applied 120 questionnaires to managers of inter-organizational networks to identify the degree of importance of criteria previously treated in the literature. After, we interviewed 16 managers enabling us to identify other criteria, as well as understanding their influence on network activities. All of the 20 criteria from the literature were considered with significant importance by managers and the following criteria were added: trustworthiness, entrepreneur's profile and company lifetime. The results aim to contribute to the selection of partners and provide information for the construction of the inter-organizational networks literature.
  • Drivers da Adoção de Tecnologias em Serviços de Saúde Articles

    Almeida, Juliana Pascualote Lemos de; Farias, Josivania Silva; Carvalho, Hervaldo Sampaio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe um framework teórico para o estudo da difusão de TIC em serviços gerenciais e assistenciais de saúde e verifica empiricamente sua aplicabilidade no estudo da adoção de tecnologia nesta área. Houve uma revisão da literatura relativa ao período de 2004 a 2014. A partir desse framework, os pesquisadores verificaram empiricamente a aplicabilidade dos drivers organizacionais propostos nas condições prévias, através de um estudo de caso conduzido por meio de entrevistas com 13 gestores de um hospital público brasileiro que está adotando um módulo de prescrição de enfermagem. Por meio da análise de conteúdo, oito drivers organizacionais da adoção de tecnologias foram confirmados. Para estudos futuros, é relevante verificar a aplicabilidade dos drivers organizacionais e individuais nas demais fases do framework organizado segundo Rogers (1983), bem como nas condições prévias, seja por meio de novos estudos de caso ou desenvolvimento de instrumentos quantitativos de pesquisa sobre o processo gerencial de adoção de tecnologias em organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper proposes a theoretical framework for the study of the diffusion of ICT in management and assistance services in healthcare and empirically verifies its applicability in studying adoption of technology in this area. There was a review of literature in the period 2004-2014. Based on this framework, the researchers verified empirically the applicability of organizational drivers proposed in the prior conditions, through a case study conducted by interviews with 13 managers of a Brazilian public hospital that is adopting a nursing prescription module. Through the content analysis, eight organizational drivers of the technology adoption were confirmed. For future research, it is relevant to verify the applicability of the organizational and individual drivers in the other phases of the framework organized according to Rogers (1983), as well as in the prior conditions, either by new case studies or by developing quantitative research instruments about the management process of technology adoption in organizations.
  • Vantagem Competitiva Sustentável: Uma Pesquisa em Empresas do Sul do Brasil Articles

    Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Severo, Eliana Andréa; Vasconcelos, César Ricardo Maia de

    Resumo em Português:

    RESUMO A Vantagem Competitiva Sustentável surge como um fator importante na percepção do valor dos bens e serviços, que devem ser considerados como elementos de diferenciação competitiva. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre uma vantagem competitiva sustentável e performance organizacional, bem como medir a relação de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social como atributos de vantagem competitiva sustentável. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa em 1496 empresas de diferentes tamanhos e setores de atividade no Brasil. Para a análise e interpretação dos dados, foi utilizada uma técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que o construto de vantagem competitiva sustentável é um importante antecedente da Performance Organizacional, porque destaca atributos fundamentais para as organizações alcançarem consequências econômicas positivas. Esta pesquisa contribui para a gestão organizacional e para a comunidade científica com a disponibilização de um framework que auxilia na identificação de recursos estratégicos relevantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A Sustainable Competitive Advantage emerges as an important factor in the perception of value of goods and services, which should be considered as elements of competitive differentiation. This study aims at identifying the relationship between sustainable competitive advantage and organizational performance, as well as measuring the relationship of environmental sustainability and social responsibility as attributes of sustainable competitive advantage. In order to achieve that, a survey was carried out in 1496 different size companies and activity sectors in Brazil. For the data analysis and interpretation we used a structural equation modeling technique. The results indicate that the Sustainable Competitive Advantage construct is an important antecedent of organizational performance because it highlights fundamental attributes for organizations to achieve positive economic consequences. This research contributes to organizational management and to the scientific community with the provision of a framework that assists in the identification of relevant strategic resource features.
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