Resumo em Português:
RESUMO Este estudo tem como objetivo principal analisar as influências do dinamismo e da rivalidade na posição competitiva de firmas americanas no período pré e pós-crise econômica de 2008, considerado o papel do tamanho da firma como moderador. Para isso, utilizaram-se como amostra dados de firmas atuantes na indústria manufatureira, no período de 2001 a 2015, analisando-se os dados por meio de modelagem de equações estruturais. O modelo proposto neste estudo relaciona os construtos posição competitiva, dinamismo e rivalidade, utilizando como moderador o tamanho da firma. Constatou-se que a crise de 2008 influenciou o ambiente no qual as firmas da amostra estão inseridas, causando redução no dinamismo e na rivalidade. Verificou-se que a rivalidade e o tamanho da firma exerceram influência sobre a posição competitiva. Já o dinamismo apresentou pouca influência sobre a posição competitiva. Conclui-se também que o dinamismo da indústria tem influência direta na rivalidade entre as firmas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The main objective of this study is to analyze the influences of dynamism and rivalry on the competitive position of US firms in the periods pre- and post-economic crisis of 2008, considering the role of firm size as a moderator. For this, data from firms operating in the manufacturing industry from 2001 to 2015 were used as a sample, analyzing the data through structural equation modeling. The model proposed in this study relates the constructs competitive position, dynamism and rivalry, using as a moderator the size of the firm. We found that the 2008 crisis influenced the environment in which the firms in the sample were inserted, causing a reduction in dynamism and rivalry. It was found that rivalry and firm size influenced competitive position, while dynamism, on the other hand, had little influence on competitive position. We also concluded that the dynamism of the industry has a direct influence on rivalry between firms.Resumo em Português:
RESUMO Com a transformação do mercado para provedor de recursos simbólicos relevantes, indivíduos ostentam bens de consumo que refletem seus valores e compartilham estilos de vida. Assim, o objetivo deste estudo é definir perfis de identidade de apreciadores de cervejas artesanais a partir de suas práticas de consumo. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram entrevistados 55 consumidores e realizadas observações na cidade de Fortaleza, Ceará. Os resultados apresentam cinco perfis de identidade de consumidores na cultura de consumo de cervejas artesanais: Iniciante, Aventureiro, Beer Evangelista, Expert, e o Beerchato. Enriquecendo os estudos inerentes à cultura de consumo ao apresentar perfis de identidade constituídos com base nos hábitos de consumo, a pesquisa ainda contribuiu apresentando uma metodologia de segmentação na qual as identidades sugeridas podem servir como mecanismo para organizações do setor na busca de estratégias de relacionamento com o público-alvo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT With the transformation of the market into a provider of relevant symbolic resources, individuals like to demonstrate consumer goods that reflect their values and shared lifestyles. Thus, the aim of this study is to define identity profiles of craft beer enthusiasts based on their consumption practices. Using exploratory qualitative research, 55 consumers were interviewed and observations were made in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. The results present five consumer identity profiles in the culture of the craft beer consumer: Beginner, Adventurer, Beer Evangelist, Expert, and Beer Snob. The research enriches the studies inherent in consumer culture by presenting identity profiles based on consumption habits, and what is more, the research also makes a contribution by presenting the segmentation methodology in which the suggested identities can serve as a mechanism for industry organizations in the search for relationship strategies with the target audience.Resumo em Português:
RESUMO O presente trabalho aborda a relação estatística entre firmas familiares e tomada de risco. Procura-se contribuir para a crescente literatura em firmas familiares ao realizar uma revisão da literatura das características que as distinguem de firmas não familiares, buscando inovar ao pesquisar um construto pouco trabalhado com esse tipo de firma: a tomada de risco. Revisa-se a literatura sobre ambos os construtos, utilizando pressuposto teórico e trabalhos empíricos para formular-se a seguinte hipótese de pesquisa: firmas familiares são mais avessas à tomada de riscos do que firmas não familiares. Essa hipótese é testada empiricamente através de procedimentos econométricos em uma amostra de 1188 observações de companhias de capital aberto listadas na B3. Os resultados indicam um efeito negativo da presença familiar na tomada de risco das firmas. Conclui-se que os resultados corroboram a hipótese de que firmas familiares seriam mais avessas à tomada de riscos que firmas não familiares.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This work analyses the statistical relationship between family firms and risk-taking. It seeks to contribute to the growing literature on family firms by reviewing the literature on the characteristics that distinguish them from non-family firms, aiming to innovate by approaching a less-used construct for this type of firm: risk-taking. The literature on both constructs is reviewed, using theoretical and empirical works to develop the following research hypothesis: tfamily firms are more averse to risk-taking than non-family firms. This hypothesis is tested empirically using econometrics procedures in a sample with 1188 observations from publicly traded companies listed on B3. The results indicate that the presence of family firms negatively affect risk-taking. Thus, it can be concluded that family firms seem to be less prone to risk-taking than non-family firms.Resumo em Português:
RESUMO O objetivo deste artigo é compreender a prática de Business Analytics (BA) pela ótica da sociomaterialidade no contexto de Revenue Management (RM) em uma companhia aérea. Ele se baseia na proposição de que BA é um processo ativo de engajamento entre os analistas e gestores de negócios, em uma imbricação sociomaterial com os dados e as ferramentas analíticas usadas para descobrir novos insights. A discussão se sustenta em articulações teóricas sobre BA aplicada no RM, em uma abordagem da sociomaterialidade que reconhece a interação sinérgica entre agências humana e material, mantendo suas distinções em relação à intencionalidade. A investigação empírica se deu em uma perspectiva qualitativa, tendo a observação não participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de coletas de dados, que foram analisados por meio da análise em espiral em conjunto com o framework de descrição de práticas e atividades. Os resultados sustentam a proposição sobre BA ao revelarem o imbricamento entre humanos e os artefatos materiais produzindo especificidades na prática de BA.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The aim of this article is to address the Business Analytics (BA) practice based on the sociomateriality approach within the Revenue Management (RM) context of an airline. The study proposes that BA is an active engagement process which is set between analysts and business managers according to their sociomaterial imbrication with analytical data and tools, which areused to generate new insights. The discussion is substantiated by the theoretical articulation of BA as applied to RM based on the sociomateriality approach, which acknowledges the synergetic interaction between human and material dimensions by keeping their distinction from intentionality. The empirical investigation followed a qualitative design supported by non-participatory observation, interview and document research, which were the data collection techniques. The collected data was analyzed through spiral analysis associated with a practices’ description and analyses framework. Results have supported the BA proposition by evidencing the human/material dimension entanglement to produce BA-practice specificities.Resumo em Português:
RESUMO Os portos são os principais elos da cadeia logística internacional e, consequentemente, elemento importante no desenvolvimento econômico. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar os resultados da gestão econômico-financeira dos portos públicos brasileiros avaliando a capacidade de geração de valor econômico nos portos. Para isso, foi realizada avaliação das Autoridades Portuárias através dos indicadores tradicionais de análise financeira, bem como por meio do Economic Value Added (EVA) no intuito de avaliar a capacidade de criação de riqueza para os fornecedores de capital nos portos. Os resultados indicam que, apesar de situação financeira satisfatória, ela não é resultado da operação da organização, mas provavelmente dos subsídios governamentais. Em relação à capacidade de remunerar o capital investido, as Autoridades Portuárias avaliadas apresentaram-se ineficientes. O estudo contribui para a literatura lançando luz à discussão sobre a atenção à gestão econômico-financeira dos portos públicos e à aplicação dos recursos públicos no setor portuário.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Ports are among the main links of the international logistic chain and, consequently, an important element of economic development. Thus, this study aims to investigate the economic and financial results of Brazilian public ports by evaluating their ability to generate economic value. Therefore, we assessed the port authorities with traditional financial indicators as well as with Economic Value Added (EVA) indicators, aiming to assess companies’ ability to create wealth for ports’ capital investors. Findings indicate that, despite the satisfactory financial situation, such results are not due to the businesses’ operation, but most likely due to governmental subsidies. Port authorities also showed inefficiency to remunerate the capital invested. The study contributes to the literature by shedding light on the discussion about the economic and financial management of public ports and the use of public resources in the port sector.Resumo em Português:
RESUMO Examinamos a pesquisa existente nas Escolas de Negócios (EN) na tentativa de entender as influências estruturais e intelectuais na pesquisa convencional, bem como a evolução e as tendências da pesquisa. Por meio de um estudo bibliométrico de cocitação e pareamento bibliográfico, apoiado em análises fatoriais e de rede, de uma amostra de 493 artigos, examinamos 76 artigos selecionados e suas referências. Os resultados indicam que as críticas feitas às EN influenciaram os trabalhos principais. Encontramos três fontes principais de críticas no nível intelectual: Lacuna entre Teoria e Prática, Relevância Social e Currículos e Prática. Nos principais trabalhos identificamos seis tópicos diferentes: Relevância da EN, Relevância do Ensino, Relevância para a Prática, Relevância do Curriculo, Evolução e Influência da EN, e Reputação. Através de nossa pesquisa bibliométrica, contribuímos para a pesquisa das EN de duas maneiras. Permitiu a identificação de trabalhos e temas que influenciaram as reflexões nas EN, pois influenciaram a pesquisa em andamento e, consequentemente, as tendências da pesquisa. Além disso, os resultados servem como orientações possíveis para os gerentes da EN.Resumo em Inglês:
ABSTRACT We examined the extant research on Business Schools (B-Schools) in an attempt to understand the intellectual structural influences in mainstream research, as well as the evolution and trends in research. Through a bibliometric study of co-citation and bibliographic coupling, supported by factor and network analyses of a sample of 493 articles, we examined 76 selected articles and their references. The results indicate that critiques of B-Schools influenced mainstream works. We found three primary sources of criticism at the intellectual level: Theory and Practice Gap, Social Relevance, and Curricula and Practice. The mainstream works identified six different topics: B-School Relevance, Teaching Relevance, Relevance to Practice, Curricula Relevance, B-School Evolution, and Influence, and Reputation. The longitudinal analysis identified four trends: Relevance to Practice, Social Relevance, Academic-Practitioner Divide, and Teaching Relevance. Through our bibliometric research, we contribute to the B-Schools research in two ways. It enabled the identification of works and themes that influenced reflections on B-Schools, as they influenced the ongoing research, and consequently, the research trends. Furthermore, the results serve as possible orientations for B-School managers.