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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2021
  • Uma análise do Efeito Manada no Mercado de Ações Brasileiro Article

    Signorelli, Patrícia Fernanda Correia Lima; Camilo-da-Silva, Eduardo; Barbedo, Claudio Henrique da Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente estudo é investigar o efeito manada no mercado de ações brasileiro. Esse viés é bastante comum em tempos de desaceleração do mercado e pode fazer com que os investidores sofram grandes perdas. É muito difícil identificar com eficácia sua real ocorrência. Através do método de Chang et al. (2000), é possível evidenciar que a presença do comportamento de manada está associada aos seguintes fenômenos: alto volume de negócios; alta volatilidade, desaceleração do mercado; e desequilíbrio de ordens de negociação. A principal contribuição do artigo é identificar que o comportamento de manada reage assimetricamente ao sinal de choques passados. Os resultados sugerem que um movimento intenso de vendas pode gerar incerteza nos agentes, fazendo-os imitar os demais em períodos de perda iminente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the present study is to investigate herding behavior in the Brazilian stock market. This bias is quite common in times of market downturns and can cause investors to suffer large losses. It is very difficult to effectively identify its real occurrence. Through the method of Chang et al. (2000), it is possible to show that the occurrence of herd behavior is associated with the following phenomena: high trading volume; high volatility, market downturn; and misbalancing of orders. The main contribution of the paper is to identify that herding behavior reacts asymmetrically to the sign of past shocks. The results suggest that an intense selling movement can generate uncertainty in agents, causing them to imitate others in imminent loss periods.
  • A Orientação Empreendedora na Transformação de Universidades Article

    Dal-Soto, Fábio; Souza, Yeda Swirski de; Benner, Mats

    Resumo em Português:

    RESUMO As universidades são um contexto relevante e pouco explorado para o estudo da ação estratégica, tendo em vista a necessidade de se adaptarem às dinâmicas ambientais e de estabelecerem uma relação mais próxima com a sociedade. Este estudo contribui para esclarecer como ocorre o processo de mudança de um modelo tradicional de universidade para um modelo mais empreendedor. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o papel desempenhado pela gestão estratégica das universidades para o estabelecimento da orientação empreendedora (OE) no ambiente acadêmico. Para isso, realizamos um estudo de casos múltiplos com foco nas decisões dos gestores no nível estratégico. Os casos selecionados são três universidades, duas no Brasil e uma na Suécia, reconhecidas por suas abordagens ao empreendedorismo acadêmico em seus ambientes. Com base nesses casos, o estudo revela a influência das decisões da alta administração para o estabelecimento da OE e como as instituições tradicionais podem buscar um modelo de universidade empreendedora. Os resultados destacam o papel-chave desempenhado pela gestão estratégica das universidades no estabelecimento da OE, por meio de diferentes níveis de participação, mas com comportamentos recorrentes na implementação da terceira missão acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Universities are a relevant and little-explored context to the study of strategic action, considering their need to adapt to environmental dynamics and establish a closer relationship with society. This study contributes to shedding light on how the changing process from a traditional university model to a more entrepreneurial model takes place. Thus, this study aims to analyze the role played by the universities’ strategic management to the establishment of entrepreneurial orientation (EO) in the academic environment. For this sake, we did a multiple case study focusing on managers’ decisions at the strategic level. The selected cases are three universities, two in Brazil and one in Sweden, recognized for their academic entrepreneurship approach in their environments. Based on these cases, the study reveals the influence of top-management decisions for the establishment of EO and how traditional institutions can pursue an entrepreneurial university model. The results emphasize the key role played by the universities’ strategic management in establishing EO, through different levels of participation, but with recurrent behaviors in the implementation of the third academic mission.
  • Efeito da Similaridade de Valores Pessoais no Valor do Relacionamento B2B Article

    Manosso, Thayane; Silva, Juliano; Antoni, Verner; Damacena, Claudio

    Resumo em Português:

    Resumo A similaridade de valores influencia o relacionamento entre empresas. No entanto, mesmo que as decisões organizacionais sejam tomadas por pessoas, o papel da similaridade entre valores pessoais dos envolvidos nas trocas comerciais é pouco explorado no contexto B2B. Com base na teoria da similaridade-atração, desenvolvemos um modelo que explora o efeito da similaridade entre valores pessoais de vendedores e compradores no valor do relacionamento B2B. Utilizando uma amostra composta por 25 vendedores e 317 compradores, testamos as hipóteses por meio de regressão polinomial com análise de superfície de resposta. Os resultados demonstram que a similaridade de valores pessoais de foco social entre vendedor-comprador tem efeito positivo no valor do relacionamento B2B, mas quanto mais similares os indivíduos em relação à valores de foco pessoal, menor o valor que o comprador percebe no relacionamento com seu fornecedor. Implicações para a teoria e para a gestão de relacionamentos B2B são encaminhadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Similarity of values influences the relationship between companies. However, even if organizational decisions are made by people, the role played by similarity of personal values for those involved in the trade is little explored in the B2B context. Based on the similarity-attraction theory, we developed a model that explores the effect that similar of personal values between buyer and seller has in the B2B relationship value. Using a sample composed of 25 sellers and 317 buyers, we tested the hypotheses by means of polynomial regression with a response surface analysis. The results demonstrate that similarity of personal values, in regards to a social focus, between seller and buyer has a positive effect on the B2B relationship value. However, when individuals are more similar relation to personal values, the lower value the buyer perceives in the relationship with his provider. The paper also addresses implications for the theory, and B2B management theory. Relationship Implications.
  • Efeitos da Comparação Social, Inveja de Viagens e Autoapresentação na Intenção de Visitar o Destino Turístico Article

    Machado, Danielle Fernandes Costa; Santos, Paula Cândida do Couto; Medeiros, Mirna de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO O compartilhamento de experiências de viagens por meio das redes sociais tornou-se uma prática bastante comum nos dias atuais. O acesso e a exposição ao conteúdo postado podem gerar reações comportamentais e emocionais nos usuários capazes de afetar sua intenção de viagem. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho é verificar os efeitos de características comportamentais (comparação social, inveja e autoapresentação) na intenção de visitar destinos exibidos pelos usuários nas redes sociais, mais especificamente, no Instagram. A metodologia do estudo consistiu em um survey aplicado online no período de maio a junho de 2018 com usuários de Instagram no qual se obtiveram 547 respostas válidas. Para análise dos dados, utilizaram-se estatística descritiva, análise fatorial e regressão logística para testar e confirmar as hipóteses do modelo teórico apresentado. Os resultados indicam que inveja e comparação social aumentam as razões de chances de intenção de visita ao destino, sendo que o efeito mais forte foi verificado para a variável comparação social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Sharing travel experiences through social networks has become a very common practice today. Access and exposure to posted content can generate, in users, behavioral and emotional reactions capable of affecting their intention to travel. Based on this, the objective of the present work is to verify the effects of behavioral characteristics (social comparison, envy and self-presentation) on the intention to visit destinations, as displayed by users on social networks--more specifically, on Instagram. The study methodology consists of a survey applied online from May to June 2018 with Instagram users, in which we obtained 547 valid responses. For data analysis, we used descriptive statistics, factor analysis, and logistic regression to test and confirm the hypotheses of the presented theoretical model. The results indicate that envy and social comparison increase the odds of intention to visit a destination, with the strongest effect being related to the social comparison variable.
  • Medindo os benefícios das TICs nas empresas sociais: Um estudo exploratório Article

    Okano, Marcelo; Langhi, Celi; Ribeiro, Rosinei Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo identificar qual é, de fato, a missão social de empresas denominadas “empresas sociais”, e quais são os benefícios obtidos com o uso das TICs por essas empresas. Os métodos de pesquisa empregados foram pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica foi elaborada a partir de uma análise sistemática e da utilização de um framework teórico relacionado a indicadores de desempenho, conforme proposta de Hutchinson e Molla (2009). O estudo de caso foi realizado tendo por base quatro empresas sociais, com as quais foram realizadas observações in loco, aplicação de entrevistas e análise dos respectivos websites. Os resultados indicaram que a missão social desse tipo de empresa pode ser explicada a partir do emprego de seis indicadores: acesso aos mercados, geração de renda, oportunidades de emprego, capacitação social, fortalecimento das relações com o Patrocinador e outsourcing social; e que esses indicadores requerem o uso de TICs para serem desenvolvidos. Conclui-se que, se pelo menos um dos indicadores estiver presente nessas empresas, as TICs poderão trazer algum tipo de benefício.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study presented in this article aims to identify what are, in fact, the social missions of companies called “social companies” , and what are the benefits obtained from the use of ICTs by these companies. The research methods employed were bibliographic research and case study. The bibliographic research was elaborated from a systematic analysis and the use of a theoretical framework related to performance indicators, as proposed by Hutchinson and Molla (2009). The case study was carried out based on four social companies, with which observations were made in loco, application of interviews and analysis of the respective websites. The results indicated that the social mission of this type of company can be explained by the use of six indicators: access to markets, income generation, employment opportunities, social training, strengthening of relations with the sponsor and social outsourcing; and that these indicators require the use of ICTs to be developed. It is concluded that, if at least one of the indicators is present in these companies, ICTs can bring some kind of benefit.
  • Organização de Projetos de Software Livre e de Código Aberto: Entre a Comunidade e a Governança Tradicional Article

    Ferraz, Isabela Neves; Santos Júnior, Carlos Denner dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho objetivou entender o que são projetos de software livre comunitários e quais características de governança (estrutura e controle) que os diferenciam das organizações tradicionais, trazendo reflexões sobre esse modelo de negócio. Foi realizada revisão de literatura que delineou as principais percepções dos estudos no tema, bem como pesquisa exploratória qualitativa, envolvendo análise documental e entrevistas com quatro participantes brasileiros que atuam na gestão de projetos distintos. A pesquisa exploratória tratou-se de contato preliminar com o campo investigado, para tornar os argumentos trazidos mais robustos. Dentre as reflexões, observa-se que mesmo sendo possível distinguir os projetos de software livre comunitários das organizações tradicionais, um fator crucial nem sempre considerado refere-se às transformações decorrentes do desenvolvimento desses projetos. É preciso que os estudos considerem o contexto de funcionamento, bem como as mudanças e relacionamentos interorganizacionais estabelecidos pelos projetos ao longo do tempo. Consideradas essas questões, acredita-se que aproximações dos projetos com as organizações tradicionais possam acontecer, ainda que características comunitárias sejam mantidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aimed to understand what community-based free software projects are and what governance characteristics (structure and control) differentiate them from traditional organizations, thus spurring further reflections on this business model. A literature review was conducted to outline the main perceptions on this topic, as well as qualitative exploratory research, involving documentary analysis and interviews with four Brazilian participants who work in the management of projects.. The exploratory research was a preliminary contact with the investigated field to make the arguments presented more reliable. Among the reflections, it is observed that even though it is possible to distinguish community-based free software projects from traditional organizations, a crucial factor not always considered are the transformations resulting from the development of these projects. It is necessary that the studies consider the context of functioning, as well as the changes and interorganizational relationships established by the projects over time. Considering these issues, it is believed that approximations between projects and traditional organizations can occur, even if community characteristics are maintained.
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