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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2024
  • Estabelecendo os principais mecanismos para a governança da informação contábil: um estudo Delphi com especialistas em contabilidade Artigo

    Oliveira, Camila de; Behr, Ariel; Momo, Fernanda da Silva; Maçada, Antônio Carlos Gastaud

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os principais mecanismos que podem ser utilizados para a Governança da Informação Contábil. Por meio da técnica Delphi, realizada em três etapas com especialistas em Contabilidade, avaliou-se um conjunto de mecanismos para governar a informação contábil. Como resultado, tem-se a apresentação de um ranking de mecanismos prioritários, que pode indicar uma lista de condições necessárias para uma melhor gestão dos dados e das informações. Tais evidências podem ser úteis tanto para a prática contábil quanto para a formação de futuros profissionais que precisam estar aptos aos desafios relacionados ao impacto de novas tecnologias e ao volume crescente de dados e de informações. No que tange à Governança da Informação, o estudo adiciona evidências do campo às lacunas que ainda existem nessa temática sobre a identificação de boas práticas para um melhor uso e criação de valor dos dados e das informações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to identify the main mechanisms of Accounting Information Governance. The Delphi method was applied in three stages with accounting experts to evaluate a set of mechanisms for managing accounting information. As a result, a ranking of priority mechanisms is presented, which indicates a list of necessary conditions for better data and information management. Such evidence could be useful for both the practice of accounting and for the training of future professionals who need to be able to face the challenges related to the impact of new technologies and the increasing volume of data and information. In terms of Information Governance, this study adds field evidence to the remaining gaps on this subject regarding the identification of the best mechanisms for using data and information and creating value.
  • Como sanções e comunicação afetam comportamentos cooperativos em plataformas não monetárias de consumo colaborativo? Um estudo experimental Artigo

    Schiavini, Janaina; Garrido, Ivan Lapuente; Ladeira, Wagner Junior; Wegner, Douglas

    Resumo em Português:

    RESUMO A governança é uma característica essencial das plataformas colaborativas, pois se refere às regras adotadas para estimular os usuários a adotarem comportamentos cooperativos. No entanto, pouco se sabe sobre a governança em plataformas não monetárias, nas quais o compartilhamento é gratuito. Com base na teoria dos dilemas sociais, analisamos os efeitos das sanções e dos mecanismos de comunicação sobre a cooperação e o efeito moderador da disposição a confiar. Realizamos um estudo experimental expondo um grupo a um cenário sujeito a punição social e monetária, e outro grupo a um cenário com maior transparência de informações entre os usuários. Os resultados mostram que as sanções e a comunicação aumentaram a cooperação de forma semelhante e que seu efeito foi mais significativo entre as pessoas com baixa disposição para confiar. Isso significa que mais transparência nas informações pode ser um mecanismo que potencializa a cooperação sem a necessidade de controles ou incentivos externos. Nosso estudo oferece contribuições teóricas para o campo de plataformas colaborativas e também implicações gerenciais para profissionais envolvidos na governança de plataformas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Governance is an essential feature of collaborative platforms, as it refers to the rules adopted to stimulate users towards cooperative behaviors. However, little is known about governance on non-monetary platforms, in which sharing is free. Based on the theory of social dilemmas, we analyze the effects of sanctions and communication mechanisms on cooperation, and the moderating effect of disposition to trust. We conducted an experimental study exposing one group to a scenario subject to social and monetary punishment, and another group to a scenario with greater information transparency between users. The results show that sanctions and communication increased cooperation similarly and that their effect was more significant among people with a low disposition to trust. This means that more transparency of information can be a mechanism that leverages cooperation without the need for external controls or incentives. Our study offers theoretical contributions to the field of collaborative platforms and also managerial implications for practitioners involved in the governance of platforms.
  • Gente como a gente: desglamouralização da imagem de divas pop por influenciadores digitais Artigo

    Batista, Marília Abigail Meneses; Souza-Leão, André Luiz Maranhão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Influenciadores digitais que propagam informações sobre divas pop abordam a desglamourização de suas vidas, paratextualizando as atividades que realizam em seu cotidiano. Neste sentido, argumentamos que essa desglamorização aponta para a topificação dos corpos das divas, pois evidencia a urgência delas de se distanciarem da utopicidade exigida para que seus corpos continuem glamourizados. Diante disso, este trabalho analisou como influenciadores digitais brasileiros paratextualizam a desglamourização de divas pop. Analisamos o discurso dos influenciadores por meio da Análise de Discurso Foucaultiana. O arquivo de pesquisa foi composto por notícias publicadas em blogs de fofocas sobre divas pop. Nossos resultados apontaram para duas formações discursivas: a primeira diz respeito à constituição e propagação da imagem das divas pop, e a segunda revela o suporte dado a elas. O resultado demonstra que os influenciadores paratextualizam a desglamourização das divas pop por meio da enunciação de sua humanização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Digital influencers who spread information about pop divas approach the deglamorization of their lives by paratextualizing activities carried out by them in their daily routines. Accordingly, this current study advocates that this deglamorization process points towards the “topification” of divas’ bodies, since it highlights their urgency to distance themselves from the utopianism required to keep their bodies as glamorized bodies. Thus, its aim is to analyze how Brazilian digital influencers paratextualize pop divas deglamorization process by subjecting influencers’ discourse to Foucault’s Discourse Analysis. The herein analyzed research file comprised news reports published on gossip blogs about pop divas. Results have evidenced two discursive formations: the first one refers to the formation and promotion of pop divas’ image and the second one reveals the support given to them. This result has shown that influencers paratextualize the deglamorization of pop divas by humanizing them.
  • Modelo para o desenvolvimento da capacidade absortiva nas empresas incubadas Artigo

    Miranda, Ana Lucia Brenner Barreto; Nodari, Cristine Hermann; Guimarães, Luciana Gondim de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento da capacidade absortiva em empresas incubadas e seus impactos para a inovatividade e o desempenho organizacional das empresas incubadas no contexto brasileiro. A pesquisa foi realizada aplicando um questionário com gestores das incubadoras de empresas brasileiras obtendo-se 141 respondentes. Para a análise dos dados, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Além disso, foram percebidos como antecedentes da utilização do conhecimento: os conhecimentos dos profissionais e o auxílio para a captação dos conhecimentos. Com essas relações, a Capacidade Absortiva Potencial tem uma forte relação com a Capacidade Absortiva Realizada, que demonstrou uma excelente relação com a inovatividade e com o desempenho organizacional. Esses achados possibilitam o desenvolvimento de políticas de incentivo às empresas incubadas de caráter mais assertivo no Brasil além de avançar academicamente na discussão sobre a combinação de características que são necessárias e devem ser desenvolvidas nas empresas incubadas com a proposição do modelo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study proposed a model for the development of absorptive capacity in incubated business, and their impacts on the innovativeness and organizational performance of companies incubated in the Brazilian context. The research was carried through the application of a questionnaire with incubator managers of Brazilian companies, where 141 respondents participated. Additionally, in the data analysis, Structural Equation Modeling was used. The following were perceived as precursors to the use of knowledge: the knowledge of professionals and assistance in capturing knowledge. Through these relationships, Potential Absortive Capacity had a strong relationship with Received Absortive Capacity, which demonstrated an excellent relationship with innovativeness and organizational performance. These findings allow the development of incentive policies that lead to assertive incubated companies in Brazil, in addition to academically advancing the discussion on the combination of characteristics that are necessary and must be developed in incubated companies through the proposed model.
  • Motivados ou inibidos? - uma análise da predisposição para adoção de ferramentas tecnológicas no Planejamento Financeiro Pessoal Artigo

    Silveira, Heber Pessoa da; Albergaria, Matheus; Farnezi, Paulo

    Resumo em Português:

    RESUMO A adoção de tecnologia no Planejamento Financeiro Pessoal (PFP) é permeada por fatores motivadores e inibidores, sendo a predisposição à adoção fortemente influenciada por percepções pessoais. O trabalho analisou essa predisposição em 366 alunos de ensino superior da cidade de São Paulo. Utilizando dados primários e aplicando modelos de regressão Logit e Probit com estimadores de Máxima Verossimilhança, o estudo combinou variáveis sociodemográficas com construtos de uma escala psicométrica validada, avaliando os indivíduos em relação à adoção de ferramentas de tecnologia financeira. Contrariando a noção de que as pessoas evitam ferramentas de tecnologia por insegurança, os resultados apontaram que os inibidores “Desconforto” e “Insegurança” não tiveram papel relevante na intenção de uso de tecnologia no PFP. Já os motivadores “Otimismo” e “Inovatividade” se mostraram estatisticamente significantes na intenção de uso. Aqueles que não fazem uso da tecnologia no PFP são, na verdade, desinteressados, e não estão convencidos dos benefícios, sendo avessos a ela, enquanto aqueles que a utilizam destacam os seus benefícios no PFP.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The adoption of technology in Personal Financial Planning (PFP) is permeated by motivating and inhibiting factors, with the predisposition to adoption being strongly influenced by personal traits. The present paper analyzed this predisposition among 366 higher education students in the city of São Paulo, Brazil. Using primary data and applying Logit and Probit regression models with Maximum Likelihood estimators, the study combined sociodemographic variables with constructs from a validated psychometric scale, assessing individuals in relation to their adoption of financial technology tools. Contrary to the notion that people avoid technology tools due to insecurity, the results showed that the inhibitors "Discomfort" and "Insecurity" did not play a relevant role in the intention to use technology in the PFP. The motivators "Optimism" and "Innovativeness" are considered statistically significant in the intention of use. Those who don't use it are quite disinterested and unconvinced of the benefits, therefore averse to technology, while those who use it highlight the benefits of technology in the PFP.
  • As controvérsias ESG influenciam o valor das empresas? Uma análise com dados longitudinais em diferentes países Artigo

    Passos, Gabriela de Abreu; Campos-Rasera, Paula Pontes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência das controvérsias ESG no valor das empresas. Foram analisados os dados anuais de 6.325 empresas de 61 países no período de 2002 a 2020. No modelo econométrico desenvolvido utilizaram-se como controvérsias de ESG os índices elaborados pela Refinitiv® e disponibilizados por meio da plataforma Eikon, além das três variáveis como proxy de valor da empresa: Q de Tobin, Market-to-Book e Capitalização de Mercado. Os resultados indicam uma relação negativa entre as controvérsias ESG e o valor das empresas mensurado pelas proxies Q de Tobin e Capitalização de Mercado. Considerando que o valor de uma firma representa a estimação de retornos, os achados corroboram a visão de que as controvérsias produzem efeitos negativos nas avaliações dos resultados futuros. Contribui-se com a literatura ao demonstrar que as controvérsias ESG produzem efeitos para a empresas a partir de uma análise a nível global, além aprofundar entendimentos sobre os impactos das irregularidades corporativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze the influence of ESG controversies on the value of companies. Annual data from 6,325 companies from 61 countries between 2002 and 2020 were analyzed. In the econometric model developed, the indices prepared by Refinitiv®, made available through the Eikon platform, were used as ESG controversies, in addition to the three variables as proxies of company value: Tobin's Q, Market-to-Book, and Market Capitalization. The results indicate a negative relationship between ESG controversies, and the value of companies measured by Tobin's Q and Market Capitalization proxies. Considering that the value of a firm represents the estimation of returns, our findings corroborate the view that controversies produce negative effects on the evaluation of future results. It contributes to the literature by demonstrating that ESG controversies affect companies based on global analysis and a deepening understanding of the impacts of corporate irregularities.
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