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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 5, Publicado: 2024
  • Validação de tarefas experimentais de decisão em ambiente de social commerce Artigo

    Radons, Daiane Lindner; Löbler, Mauri Leodir; Visentini, Monize Sâmara

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo validar duas tarefas experimentais de decisão de compra em ambiente de social commerce. Esse termo se refere a interações online e contribuições dos usuários em sites com o intuito de auxiliar na aquisição de bens e serviços. Para tanto, foi desenvolvido um quase-experimento para simular a decisão de reserva de hotel e de compra de um televisor, com a aplicação da técnica de eye tracking para análise do processamento da informação. A validação das tarefas contemplou operacionalização do equipamento eye tracker e validação com especialistas e teste piloto. Por meio das métricas de fixações e dos mapas de calor foram identificadas as áreas de interesse que receberam mais atenção visual dos participantes. Destaca-se que as recomendações de produtos foram o critério mais considerado. Este estudo contribui com a compreensão sobre a busca de informações e a decisão de compra no social commerce.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to validate two purchase decision experimental tasks in a social commerce environment. This refers to online interactions and their contributions to users on websites in order to assist in their acquisition of goods and services. For that purpose, a quasi-experiment was developed to simulate the decision invoved in making a hotel reservation and purchasing a TV, using the eye tracking technique to analyze the processing of information. Task validation comprised the operationalization of the eye tracker, validation with specialists, and a pilot test. The fixation metrics and heat maps identified the areas of interest that received the most visual attention from the participants. It should be noted that the products’ recommendations were the most considered criterion. This study contributes to understanding the search for information and purchase decisions in social commerce.
  • Marcas globais e locais em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento: Uma revisão sistemática da literatura e novas direções Artigo

    Rodrigues, Jonny Mateus; Montanari, Maria Gabriela; Azzari, Vitor

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa é fornecer uma revisão sistemática da literatura de marcas globais e locais, focando explicitamente nas semelhanças e diferenças entre os contextos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com 44 artigos extraídos da base de dados Web of Science e Scopus. Discutiu-se a literatura usando três linhas de pesquisa que analisam marcas globais versus locais sob diferentes aspectos: fatores relacionados à marca, dimensão cultural e fatores relacionados ao consumidor. Além disso, disponibilizou-se uma agenda de pesquisa com oportunidades para estudos futuros. Ao contrário das revisões de literatura anteriores sobre o tema, foi feito uma análise dos antecedentes e resultados do comportamento do consumidor em relação a marcas globais e locais com foco nas semelhanças e diferenças entre o contexto dos mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. Portanto, este estudo contribui para o campo de estudo destacando semelhanças e distinções entre diferentes contextos de mercado sobre o comportamento do consumidor em relação a marcas locais versus marcas globais, além de apresentar direções para novas pesquisas para melhorar a literatura atual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our goal in this study is to provide a systematic review of global and local brand literature by explicitly focusing on the similarities and differences between developing and developed countries’ contexts. We performed a systematic literature review with 44 papers extracted from the Web of Science and Scopus database. We discussed the literature using three research streams that analyzed global vs. local brand literature under different aspects: brand-related factors, cultural dimension, and consumer-related factors. In addition, we provided a research agenda with opportunities for further studies. Unlike previous literature reviews, we analyzed the antecedents and outcomes of consumer behavior towards global and local brands focusing on the similarities and differences between developed and developing markets contexts. Our study contributes to extant research by highlighting similarities and distinctions between different market contexts of consumer behavior towards local vs. global brands. Finally, we present directions for further research to improve the current literature field.
  • Segmentação e direcionadores do consumo de cerveja no mercado brasileiro Artigo

    Carvalho, Sergio W.; Mota, Marcio Oliveira; Souza, Lucas Lopes Ferreira; Gerhard, Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Os objetivos foram examinar a importância das variáveis ​​qualidade percebida, preço baixo, interação social, conhecimento do consumidor e embalagem na intenção de compra de cerveja no mercado brasileiro; e identificar grupos de consumidores com perfil distinto a partir de seu comportamento em relação ao efeito dessas variáveis. Descobriu-se que qualidade percebida, preço baixo e interação social foram preditores da intenção de comprar cerveja. No entanto, também foi encontrado que o conhecimento do consumidor sobre o produto e a embalagem moderou os efeitos da qualidade percebida e do preço baixo na intenção de compra. Os resultados mostraram que quanto mais conhecimento do produto um consumidor possui, menos a qualidade percebida impactaria a intenção de compra de uma marca de cerveja; quanto maior a influência da embalagem, menor será o impacto de um preço baixo na intenção de compra de uma marca de cerveja. Nossa pesquisa também identificou três grupos de consumidores de cerveja: Boêmio, degustadores e NOBELs (NOt a BEer Lover).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objectives of this study were to examine the importance of variables such as perceived quality, low price, social interaction, consumer knowledge, and packaging on purchase intention for beer in the Brazilian market; and to identify consumer groups with a distinct profile based on their behavior concerning these important variables. We found that perceived quality, low price, and social interaction were predictors of the willingness to buy beer. We also found that consumer product knowledge and packaging moderated the effects of perceived quality and low price on purchase intention. Our findings showed that the more product knowledge a consumer possesses, the less perceived quality would impact a beer brand's purchase intention; and the greater the influence of packaging, the less impact a low price will have on the purchase intention of a beer brand. Our research also identified three distinct groups of beer consumers: Bohemians, Tasters, and NOBELs (NOt a BEer Lover).
  • A cocriação de valor em hotéis: uma perspetiva dos funcionários do setor hoteleiro Artigo

    Islam, Md Rabiul; Carvalho, Inês; Loureiro, Sandra Maria Correia

    Resumo em Português:

    RESUMO O envolvimento do cliente na cocriação de valor é uma estratégia-chave para melhorar o desempenho e a vantagem estratégica da empresa. Embora os funcionários de contacto desempenhem um papel importante no envolvimento do cliente - principalmente em serviços de alto contato, como hotéis - poucas pesquisas tentaram entender como os funcionários veem o processo de cocriação de valor. Assim, este estudo explora como funcionários de hotéis percebem o processo de cocriação de valor em hotéis, considerando tanto as motivações e os papéis dos consumidores e hoteleiros, como as consequências do envolvimento do cliente no processo de cocriação de valor. A análise de dados qualitativos de um grupo focal exploratório com especialistas em cocriação e de entrevistas com funcionários de hotéis revela sobretudo a existência de semelhanças no modo como especialistas e funcionários encaram o processo de cocriação de valor; no entanto, algumas diferenças são também encontradas. As entrevistas com funcionários revelam que uma tentativa sistemática de envolver os clientes na cocriação de valor apenas se verifica em hotéis de gama alta. É identificado um consenso entre os participantes de que a cocriação tem uma influência crítica na melhoria da experiência do cliente e do desempenho hoteleiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Customer engagement in value co-creation is a key strategy to enhance company performance and strategic advantage. Although frontline employees play an important role in customer engagement - particularly in high contact services such as hotels - little research has tried to understand how employees view the value co-creation process. Hence, this study explores how hotel employees view the value co-creation process in hotels, by considering the motivations and roles of consumers and providers, and the outcomes of customer engagement in the value co-creation process. Analysis of qualitative data from an exploratory focus group with experts and context interviews with hotel employees finds mostly similarities in the way experts and employees view the value co-creation process but also some differences. Employee interviews reveal systematic attempts to engage customers in value co-creation only in high-end hotels. An overwhelming consensus is identified among participants that co-creation has a critical influence in enhancing customer experience and hotel performance.
  • Concentração de propriedade em ações com e sem direito a voto: Há influência na divulgação voluntária de RSC? Artigo

    Borges Junior, Dermeval Martins; Silva, Denise Mendes da

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é examinar a relação entre a concentração de propriedade e controle e a divulgação voluntária de relatórios de responsabilidade social corporativa (RSC). A amostra foi composta por 207 empresas listadas em bolsa com dados no período de 2012 a 2019. Foram coletados dados financeiros das empresas e seus relatórios de RSC, os quais foram analisados por meio de modelos de regressão logística. Os principais resultados sugerem que quanto maior a concentração de ações com direito a voto nas mãos do maior acionista, ou mesmo as ações agregadas dos três maiores acionistas, menos provável é que a empresa divulgue voluntariamente relatórios de RSC. Esta pesquisa demonstra a relevância da teoria da legitimidade para explicar aspectos relativos ao mercado de capitais e à divulgação de relatórios corporativos. Também indica um possível conflito do tipo principal-principal, no qual os maiores acionistas não estão dispostos a divulgar relatórios de RSC que possam trazer benefícios informacionais aos acionistas minoritários. Por fim, este estudo destaca a necessidade de proteger os acionistas minoritários com relação às suas demandas por informações voluntárias de RSC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study is to examine the relationship between ownership and control concentration and voluntary disclosure of corporate social responsibility (CSR) reports. Our sample was comprised of 207 listed firms with data among the period between 2012 and 2019. We collected firm’s financial data and CSR reports, which were analyzed through logistic regression models. The main results suggest that the higher the concentration of equity shares with voting rights in the hands of the largest shareholder, or even the aggregate shares of the three largest ones, the less likely the firm is to voluntarily disclose CSR reports. This research demonstrates the relevance of legitimacy theory to explain aspects concerning capital markets and corporate reports disclosure. It also indicates a possible principal-principal conflict, in which the largest shareholders are not inclined to disclose CSR reports that could bring informational benefits to minority shareholders. Finally, this study highlights the need to protect minority shareholders in respect to their demands for voluntary CSR information.
  • Examinando desafios e perspectivas associados à implementação de proteções legais para governanças eletrônicas: uma perspectiva genérica de um país em desenvolvimento Artigo

    Gharaibeh, Zaid Ibrahim Yousef; Alazzam, Farouq Ahmad Faleh; Salih, Ali Jabbar; Aldrou, Khaled Khalaf Abed Rabbo

    Resumo em Português:

    RESUMO Em escala mundial, as tecnologias de informação e comunicação estão passando por mudanças fundamentais. Pesquisas foram feitas para investigar o mecanismo entre governo eletrônico e governança eletrônica à luz dos mencionados acima. Tem havido muitas discussões sobre diferentes estudos de caso de governança eletrônica. As distinções entre governança eletrônica e governo eletrônico, bem como seus respectivos benefícios, foram investigadas do ponto de vista da implementação governamental. Este trabalho de investigação atual também se concentrou na implantação de um mecanismo de governação eletrônica e abordou as dificuldades e constrangimentos envolvidos. Finalmente, os problemas práticos relativos à adopção da governação eletrônica foram abordados pela administração online e pela legislação da Internet. A investigação futura terá de se concentrar nos desafios legítimos e na forma como estes se relacionam estatisticamente com a governação eletrônica e a inteligência artificial em diversas instituições públicas e comerciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT On a worldwide scale, information and communication technologies are undergoing fundamental shifts, and research has been done to investigate the mechanisms between e-government and e-governance in light of these informational and technological shifts. There have been many discussions about different e-governance case studies, and the distinctions between e-governance and e-government, as well as their respective benefits, have been aptly investigated from the point of view of government implementation. This current paper also focuses on deploying an e-governance mechanism and addressing the difficulties and constraints involved. Finally, practical problems regarding the adoption of e-governance have been addressed by online administration and Internet legislation. Future research has to focus on legitimate challenges and how they statistically relate to e-governance and artificial intelligence in various public and commercial institutions.
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