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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 6, Publicado: 2024
  • Faz Diferença para a Carreira, o Trabalho e a Vida Apresentar Níveis Altos Ou Baixos De Chamados Ocupacionais? Artigo

    Zanotelli, Lilian Gazzoli; Andrade, Alexsandro De

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi explorar como recursos individuais (autorreflexão, insight e satisfação com a vida), de carreira (engajamento e adaptabilidade) e de trabalho (trabalho significativo, satisfação laboral e conflito trabalho-família) associam-se aos níveis de chamados ocupacionais em trabalhadores no Brasil. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo com corte transversal e coleta de dados primários com 527 trabalhadores brasileiros com idades entre 21 e 77 anos (M = 42,5; DP = 11,5). Os resultados indicaram diferenças significativas entre as variáveis analisadas, com destaque para o grupo de trabalhadores com níveis altos de chamados. Neste grupo, houve associações proeminentes entre trabalho significativo, adaptabilidade, engajamento na carreira, satisfação laboral e com a vida. Por outro lado no grupo de trabalhadores com níveis baixos de chamados houve associações apenas entre trabalho significativo, satisfação laboral e engajamento na carreira. Este estudo fornece valores normativos para a interpretação dos escores da versão adaptada da Escala de Chamados e levanta evidências externas acerca dos seus correlatos no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to explore how individual (self-reflection, insight, and life satisfaction), career (engagement and adaptability), and work (meaningful work, job satisfaction, and work-family conflict) resources are associated with levels of career calling among Brazilian workers. A quantitative, descriptive, cross-sectional study addressed the primary data of 527 Brazilian workers aged between 21 and 77 (M=42.5; SD=11.5). The results indicate significant differences between the variables analyzed. Workers with an increased level of career calling showed significant associations with meaningful work, adaptability, career engagement, life, and job satisfaction. However, associations in the group of workers with a low level of career calling were only found with meaningful work, job satisfaction, and career engagement. This study provides normative values for interpreting the scores obtained in the adapted version of the Unified Multidimensional Calling Scale and external evidence regarding its correlates in Brazil.
  • Pesquisa e Desenvolvimento e os Investimentos em Energia Renovável: Um Estudo nas Geradoras do Setor Elétrico Artigo

    Schappo, Fillipe; Ferreira, Denize Demarche Minatti

    Resumo em Português:

    RESUMO Os gastos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) estimulam a inovação tecnológica e são necessários para coordenar o consumo de energia renovável e o desenvolvimento econômico sustentável do setor elétrico. O objetivo desta pesquisa é analisar se os gastos em P&D influenciam no desenvolvimento econômico sustentável por meio de investimentos em matrizes energéticas renováveis do setor elétrico. O estudo foi realizado em treze empresas geradoras de energia nos anos de 2017 a 2020. Os resultados revelam que os gastos em P&D produzem efeitos positivos nos investimentos em energia renovável, endossando a visão de que a destinação de recursos para P&D é essencial para o processo de inovação do setor elétrico brasileiro. Como contribuições, destaca-se o protagonismo que deve ser enfatizado nos gastos com P&D e sua capacidade em desenvolver soluções e tecnologias que tornem possível o desenvolvimento econômico sustentável do setor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Spending on Research and Development (R&D) stimulates technological innovation and is necessary to coordinate renewable energy consumption and the electric power industry’s sustainable economic development. This paper analyzes whether R&D expenditures influence sustainable economic development through investments in renewable energy matrices in the electric power industry. The study was carried out with thirteen power generation companies from 2017 to 2020. The results reveal that R&D expenditures positively affect investments in renewable energy, endorsing the view that allocating resources for R&D is essential for innovation in the Brazilian electric power industry. As contributions, we highlight the importance of R&D expenditures and this area’s ability to develop solutions and technologies to allow the industry’s sustainable economic development.
  • Efeitos da Segurança Psicológica e Marginalização na busca por posições de Liderança LGBTQIAPN+ Artigo

    Silva, Luiz Henrique da; Ferreira, Bruna Marin Assunção; Passos, Ana Paula Pereira dos; Schmitt, Tatiani

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo verificou o efeito da segurança psicológica e da marginalização na busca por posições de liderança de trabalhadores lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexuais, assexuados, panssexuais, não binários, entre outros (LGBTQIAPN+) em ambientes corporativos. Realizamos um estudo quantitativo com 302 participantes por meio de um questionário online. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Descobrimos que a presença de segurança psicológica e a ausência de marginalização estão associadas positivamente à busca por posições de liderança LGBTQIAPN+. Ambientes psicologicamente seguros, em que os profissionais podem expressar livremente sua identidade de gênero e/ou orientação sexual, aumentam a confiança em sua capacidade de liderar. A ausência de marginalização também contribui para o desenvolvimento da liderança, pois remove barreiras para acessar oportunidades de liderança, permitindo que alcancem seu pleno potencial, aumentem a autoeficácia e tenham melhores relações de trabalho. Esses resultados contribuem com evidências empíricas que fortalecem o avanço da literatura sobre liderança LGBTQIAPN+, ao verificar relações até então pouco investigadas, e ressaltam a importância de políticas organizacionais que protejam e permitam que trabalhadores LGBTQIAPN+ sejam ouvidos, visando diminuir a marginalização e fomentar a valorização, para que se sintam seguros em ser realmente quem são.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article verified the effects of psychological safety and marginalization on the search for leadership positions among lesbian, gay, bisexual, transgender, queer, intersex, asexual, pansexual, and non-binary workers, among others (LGBTQIAPN+) in corporate environments. We carried out a quantitative study with 302 participants using an online questionnaire. Data were analyzed using descriptive statistics, exploratory factor analysis, and structural equation modeling. We found that the presence of psychological safety and the absence of marginalization are positively associated with seeking LGBTQIAPN+ leadership positions. Psychologically safe environments, in which professionals can freely express their gender identity and/or sexual orientation, increase confidence in their ability to lead. The absence of marginalization also contributes to leadership development by removing barriers to accessing leadership opportunities, allowing them to reach their full potential, increase self-efficacy and have better working relationships. These results contribute with empirical evidence that strengthens the advancement of literature on LGBTQIAPN+ leadership, by verifying relationships that have previously been little investigated, and highlight the importance of organizational policies that protect and allow LGBTQIAPN+ workers to be heard, aiming to reduce marginalization and encourage appreciation, so that they feel safe in truly being who they are.
  • A Hipocrisia do Consumidor no Relacionamento com as Marcas Artigo

    Pereira, Bruno Eduardo; Semprebon, Elder

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo buscou identificar se as ações do consumidor no cotidiano e que vão contra propósitos de marcas que ele consome seria uma hipocrisia do consumidor no julgamento de terceiros, incluindo de consumidores mais engajados com a marca. Além disso, analisou o desejo de condenação e o julgamento da hipocrisia, por meio da gravidade de ação e imoralidade do comportamento. Por meio de dois experimentos entre sujeitos, os resultados demonstraram que o consumidor é considerado hipócrita quando age contra os propósitos da marca, mas que os engajados não são julgados como mais hipócritas. A condenação da hipocrisia foi confirmada e explicada pelo julgamento da hipocrisia. O estudo apresenta originalidade na compreensão da hipocrisia do consumidor em suas ações relacionadas aos propósitos de marca e contribui para que gestores avaliem melhor a atuação ativista das marcas quando possuem consumidores sendo julgados pelo não cumprimento de um posicionamento alinhado em seu cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to discover whether consumers' everyday actions that contradict the purposes of brands they consume constitute consumer hypocrisy in the judgment of third parties, including consumers who are more engaged with the brand. Additionally, it analyzed the desire for condemnation, and the judgment of hypocrisy based on the gravity of the action and the perceived immorality of the behavior. Through two between-subjects experiments, the results of the study proved that consumers are considered hypocritical when they act against the brand's purposes but that engaged consumers are not judged as more hypocritical. The condemnation of hypocrisy was confirmed and explained by the judgment of hypocrisy. The study provides original insights into consumer hypocrisy in actions related to brand purposes and contributes to helping managers better assess brand activism when consumers are being judged for not aligning with the brand's positioning in their daily lives.
  • Impacto do Impairment do Goodwill no custo de capital próprio em diferentes ambientes institucionais Artigo

    Becaleti, Yuri; Silva, Ricardo Luiz Menezes; Magnani, Vinícius Medeiros

    Resumo em Português:

    Resumo: Estudos anteriores sugerem que o impairment do goodwill esteja associado a um aumento no custo de capital próprio. No entanto, pouca atenção tem sido dada à influência dos ambientes institucionais nessa associação. No presente estudo, essa associação foi investigada em diferentes ambientes institucionais. Usando a Capital IQ, foram coletados dados de demonstrações contábeis divulgadas entre 2010 e 2019 de 18.905 empresas sediadas em 42 países. Esses países foram classificados em dois grupos: alto nível de enforcement e auditoria e baixo nível de enforcement e auditoria. Foi desenvolvido um modelo de associação entre o custo de capital próprio e o impairment do goodwill testado com os dados organizados em painel. Os coeficientes da regressão foram estimados individualmente para cada um dos grupos e comparados pelo teste de Wald. Os resultados permitem concluir que o aumento no custo de capital próprio associado ao impairment do goodwill é observado com maior intensidade em países de baixo nível de enforcement e auditoria. Isso revela que a aplicação da IAS 36 em diferentes ambientes pode ter consequências econômicas diferentes, o que deve ser levado em consideração quando se discute a qualidade das normas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Previous studies suggested that goodwill impairment is associated with an increase in the cost of equity, however little attention has been paid to the influence of institutional environments on this association. In this study, we investigated this association in different institutional settings. Using Capital IQ, we collected data from financial statements released between 2010 and 2019 from 18,905 companies based in 42 countries. These countries were classified into two groups: those with a high level of enforcement and audit and those with a low level of enforcement and audit. An association model was developed between the cost of equity and goodwill impairment, tested using the panel data. Regression coefficients were estimated individually for each group and compared using the Wald test. Based on the results, we concluded that the increase in the cost of equity associated with goodwill impairment is observed more intensely in countries with low levels of enforcement and auditing. This reveals that the application of IAS 36 in different environments can entail different economic consequences, which need to be taken into account when discussing the quality of standards.
  • Whatsapp: um Objeto de Fronteira na Mediação e Produção de Fronteiras nas Organizações Artigo

    Giacomin, Anny Karollinny Riva; da Silva, Alfredo Rodrigues Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar as maneiras pelas quais o WhatsApp, enquanto um objeto de fronteira, medeia e se insere na produção de fronteiras na organização pública Approve (nome fictício). Criticamos os estudos predominantes sobre objetos de fronteira que não colocam em primeiro plano as redes de relações na produção de usos e características dos objetos; e a produção de fronteiras como parte do processo de mediação de fronteira. Contribuímos para preencher essa lacuna ao estudar o WhatsApp, por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas, observação, netnografia e análise da espiral de dados. Como resultados, evidenciamos o aplicativo como um Objeto de Fronteira que é inserido em produções de implicações negativas para as pessoas a partir da mediação de fronteiras e produzido em redes de relações que também podem usar o aplicativo para produzir e mediar fronteiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze the ways in which WhatsApp mediates and inserts itself as a boundary object in the production of borders in the public organization Approve (fictional name). This research criticizes the predominant studies on boundary objects that fail to highlight the networks of relations that produce uses, the characteristics of objects, and boundaries as part of the boundary mediation process. We contribute to filling this gap by way of a qualitative study on WhatsApp using semi-structured interviews, observations, netnography, and data spiral analysis. Results evince WhatsApp as a boundary object that is inserted in productions with negative implications for people based on boundary mediation and produced in networks of relations that can use the application to produce and mediate boundaries.
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