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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 22, Publicado: 2025
  • Atenção e Ceticismo: Influência na Avaliação de Anúncio com Greenwashing Artigo

    Andreoli, Tais Pasquotto; Minciotti, Silvio Augusto; Batista, Leandro Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho teve como objetivo analisar a influência da atenção e do ceticismo na avaliação do falso discurso mercadológico com apelo ambiental (greenwashing). O suporte teórico da pesquisa assentou-se no estudo do processo da atenção (compreendido em termos de pré-atenção e atenção), assim como da prática de greenwashing e o ceticismo do consumidor. O procedimento metodológico adotou uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos presenciais (n=129 e n=159) com desenho fatorial 2 (atenção/pré-atenção) x 2 (ceticismo presente/ausente), com a mensuração de quatro métricas de interesse (avaliação dos atributos, julgamento acerca da prática de greenwashing, reação emocional ao anúncio e comportamento ambiental de compra), somada ao monitoramento ocular (eyetracker). Foram empregadas a ANOVA one-way para as análises unidimensionais e a ANOVA pelo modelo linear geral (GLM) para as análises multivariadas, com o teste post hoc de Tukey. Como resultado, foi possível observar uma melhor avaliação da prática de greenwashing quando da junção da pré-atenção e da ausência do ceticismo, o que configura um cenário de potencialidade da capacidade de influência desse falso discurso mercadológico no comportamento do consumidor.

    Resumo em :

    ABSTRACT The purpose of this study was to analyze the influence of attention and skepticism in the evaluation of false market discourse with an environmental appeal (greenwashing). The theoretical support for the research was based on the study of the attention process (understood in terms of pre-attention and attention), as well as the practice of greenwashing and consumer skepticism. The methodological procedure adopted a hypothetical-deductive approach, carried out through two face-to-face experiments (n=129 and n=159) with a 2 factorial design (attention/pre-attention) x 2 (present/absent skepticism), with the measurement of four interest metrics (attribute evaluation, judgment about the practice of greenwashing, emotional reaction to the advertisement, and environmental purchase behavior), added to eye tracking. One-way ANOVA was used for one-dimensional analyzes and general linear model (GLM) ANOVA for multivariate analyses, with Tukey's post hoc test. As a result, it was possible to observe a better evaluation of the practice of greenwashing when pre-attentiveness and the absence of skepticism were combined, which sets up a potential scenario for the influence of this false marketing discourse on consumer behavior.
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