Técnica de posicionamento relativo tem desempenhado um papel essencial em pesquisas de Sistema de Navegação Global via Satélites (GNSS). Coletando observações simultâneas entre estações base e móvel, uma grande parte das fontes de erro é eliminada; portanto a qualidade de solução do posicionamento pode ser substancialmente melhorada. No entanto, a obstrução topográfica ainda é uma questão-chave que afeta a qualidade de posicionamento. Neste estudo, uma abordagem integrada para analisar o impacto da obstrução topográfica em posicionamento relativo GNSS foi desenvolvida. Esta abordagem considera a geometria variada dos satélites de acordo com variações reais do terreno, e as condições de visibilidade do satélite para uma estação base específica com relação a qualquer estação móvel pode ser realisticamente determinada. Além disso, uma base de índice de qualidade da estação (BSQI) é proposta como uma indicação explícita para sua eficiência em um posicionamento relativo. Conseqüentemente, pode-se identificar imediatamente um local otimizado para uma estação base do GNSS, incorporando a abordagem proposta de antemão, e uma pesquisa de campo GNSS, podendo assim alcançar uma forma mais confiável e de custo-eficiente.
Sistema de Navegação Global via Satélites; Posicionamento Relativo; Análise de Visibilidade; Modelo Digital de Superfície; Índice de Qualidade da Estação de Referência