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MAPVOICE: Ferramenta Computacional para Auxílio na aprendizagem da Cartografia para Deficientes Visuais

Resumo:

No Brasil, o LDB Lei de Diretrizes e Bases nº. 9394(Brazil, 1996)Brasil, Law nº. 9.394, December 20, 1996 - Establishes the Guidelines and Bases of National Education, Available in: Available in: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Accessededn: May 11, 2016
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e o PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, determina que a disciplina de Geografia é reconhecida como autônoma e não deve ser entendida como complemento de outras disciplinas. Desta forma, a melhoria do ensino da Geografia passa pela alfabetização cartográfica. O foco é oferecer ao aluno a capacidade de realizar a apropriação, análise, reflexão e crítica sobre o espaço geográfico. Desta forma, este artigo apresenta um recurso que consistiu no desenvolvimento do aplicativo chamado MapVoice. O objetivo do software é habilitar os estudantes cegos ou deficientes visuais, da educação básica, na aprendizagem de cartografia em aulas de Geografia. MapVoice fornece a compreensão e interpretação de ambientes físicos transformados em mapas temáticos com base nos dados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010 executado pelo IBGE. O software usou recursos de som e imagem desenvolvidos para o ambiente Windows. A pesquisa conclui que é necessário preparar a infra-estrutura das escolas para a recepção desses alunos, mas principalmente a formação contínua de professores e auxiliares de ensino. O Mapvoice foi testado no Instituto de Cegos para validação, conseguindo um resultado satisfatório e entusiasmando o desenvolvimento de novas pesquisas.

Palavras-chave:
Aplicativo Computacional; Ensino da Cartografia; Deficiente Visual.

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