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Avaliação da usabilidade de mapas em diferentes escalas apresentadas em um sistema de navegação e guia de rota em automóvel

Resumo

Ruídos nos processos de comunicação da informação em interfaces de sistemas de navegação têm sobrecarregado o sistema de processamento cognitivo dos motoristas e aumentado as chances de acidentes de trânsito. Esse trabalho avalia a usabilidade de mapas em diferentes escalas para um protótipo de sistema de navegação e guia de rota em automóvel. Projetou-se mapas de acordo com os princípios da comunicação cartográfica, tal como segregação de figura-fundo e agrupamento perceptivo, bem como na demanda do usuário ao realizar a tarefa tática. Duas escalas foram adotadas, 1:3.000 a 1:6.000, e os mapas implementados no protótipo. Um total de 52 motoristas (26 homens e 26 mulheres) participaram de um experimento em simulador de direção. Os mapas representaram uma rota em área urbana composta por 13 manobras simples e 13 complexas. A carga mental de trabalho dos motoristas foi quantificada em termos de demanda visual, erro navegacional e preferência subjetiva. Os resultados mostram que a usabilidade dos mapas é influenciada pela variação da escala cartográfica, e isto está relacionado a complexidade da manobra. Além disso, a demanda visual está associada ao gênero do motorista, e isto tem relação com a habilidade espacial. Mais implicações são apresentadas e discutidas.

Palavras-chave
Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel; projeto cartográfico; carga mental de trabalho; usabilidade

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