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Individual and contextual determinants associated with bullying in schoolchildren eight to ten years of age

Resumo

Investigar determinantes individuais e contextuais associados ao bullying em escolares de 8 a 10 anos. Foi realizado estudo transversal com 739 crianças. As crianças responderam uma pergunta sobre episódios de bullying relacionado a saúde bucal, um questionário sobre ansiedade infantil e disfunção orofacial. Os responsáveis forneceram informações sobre características sociodemográficas, distúrbios do sono e alfabetismo em saúde bucal. Examinadores treinados avaliaram as crianças para diagnóstico da cárie dentária pelo International Caries Detection and Assessment System, má oclusão por meio do Dental Aesthetic Index, disfunção orofacial pelo Nordic Orofacial Test-Screening e traumatismo dentário (Critério de Andreasen) (Kappa>0,80). As variáveis contextuais foram tipo de escola e renda mensal do bairro escolar. Estatística descritiva foi utilizada para caracterização da amostra. Modelos de regressão de Poisson multinível não ajustados e ajustados (p<0,05) foram usados. A prevalência do bullying foi 13,3%. Após análise ajustada a má oclusão (RP=1.59; IC95%:1.03-2.44) e a ansiedade (RP=1.79; IC95%:1.10-2.93) permaneceram associados ao bullying. Em relação ao contexto, a menor renda mensal do bairro da escola foi associada ao bullying (RP=1.75; IC95%:1.12-2.72). Má oclusão e ansiedade influenciaram a presença do bullying. A menor renda mensal do bairro escolar foi um determinante contextual importante para o aumento da prevalência de bullying.

Palavras-Chave:
Bullying; Ansiedade; Relações familiares; Educação em saúde bucal; saúde bucal

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