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How Long does it Take to Examine Young Children with the Caries ICDAS System and how do they Respond?

Resumo

Um estudo epidemiológico de cárie usando o sistema ICDAS foi realizado em crianças pequenas colombianas. O objetivo deste estudo foi associar o tempo necessário para o exame clínico da cárie e o risco de cárie em crianças de 1 a 5 anos de acordo com a idade e o risco de cárie e avaliar a autopercepção do comportamento e da dor na criança durante o exame, de acordo com a idade. Após a aprovação do comitê de ética e do consentimento informado dos pais/responsáveis, sete examinadores treinados avaliaram crianças de 1 a 5 anos em creches em condições locais de campo. A experiência de cárie do ICDAS (depiMEmf) foi avaliada da seguinte forma: Epi-depi inicial (ICDAS 1/2 sem secagem ao ar); Moderado-dM (ICDAS 3,4); lesões extensas de dE (ICDAS 5,6); restaurações devido a cárie -f e superfícies/dentes ausentes-m. O risco de cárie foi avaliado com Cariogram®. O comportamento de crianças (Frankl-Behavior-Rating-Scale) e a autopercepção de dor (Escala Visual-Analógica-de-Rostos) durante o exame foram avaliados. O tempo de exame clínico foi registrado com um cronômetro. 592 crianças participaram (1 ano: n = 31; 2 anos: n = 96; 3 anos: n = 155; 4 anos: n = 209, 5 anos: n = 101 ). A prevalência do depiMEmfs foi de 79,9% e a média de 8,4 ± 10,4. A maioria era de crianças com alto risco de cárie (68,9%). A maioria (58,9%) apresentou ≥ comportamento positivo e ≤ autopercepção de dor leve (88,4%). O tempo médio de exame clínico foi em torno de 3,5 min (216,9 ± 133,9 s). Para crianças de 5 anos, correspondeu a 4 min (240,4 ± 145,0 s) vs. 2 min (122,8 ± 80,1 s) para crianças de 1 ano de idade (Kruskal-Wallis; p = 0,00). Para crianças com alto e baixo risco de cárie, foi em torno de 4,3 min (255,7 ± 118,5 s) e 3,3 min (201,3 ± 129,4 s), respectivamente (ANOVA; p = 0,01). Este estudo demonstra que a utilização do sistema ICDAS em crianças pequenas é viável, levando menos de 4 min para o exame clínico sem problemas de autopercepção de comportamento/ dor em crianças.

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