O comentário apresenta um panorama sobre o lugar do relato da captura de Lourens Lourenszoon pelos índios Arocouros (Palikur) em relação com outras fontes contemporâneas sobre os povos nativos da Guiana. Em particular, a alegação de ter testemunhado tanto o canibalismo quanto a captura do 'homem-sem-cabeça' proporciona um rico contexto para situar temas mais amplos da epistemologia etnográfica e da observação de testemunhos oculares. Essas maravilhas e monstruosidades estão associadas com distorções antigas sobre as Américas e, nesse sentido, o relato de Lourens Lourenszoon é uma importante adição aos debates sobre interpretação de documentos históricos através do espaço cultural. Essa nova tradução também proporciona importante informação demográfica e geográfica sobre a situação da população nativa do rio Cassiporé e da região do Amapá (Brasil) no início do século XVII, que pode auxiliar outras investigações arqueológicas, etno-históricas e etnográficas.
Colonialismo; Ameríndios; Guiana; Amapá; Rio Cassiporé; Etno-história