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Nota sobre um correntômetro de pêndulo utilizado pelo Chesapeake Bay Institute (Technical Report n.º 1)

Nota sobre um correntômetro de pêndulo utilizado pelo Chesapeake Bay Institute (technical report n.º 1)

Tradução e adaptação de Paulo de Castro Moreira da Silva

Capitão de Corveta - Diretoria de Hidrografia e Navegação

1 - A medição da direção e da velocidade da corrente a várias profundidades, essencial para o conhecimento do "campo cinemático'é geralmente dificultada pelo alto preço e pela complexidade dos correntómetros clássicos. Os oceanógrafos do Chesapeake Bay Institute - que trabalham para a Marinha Americana - acabam de divulgar um processo novo, simples, barato e, entretanto, rigoroso, que aplicaram, com sucesso, a esta operação.

2 - O método não é, em princípio, novo, mas introduz uma solução feliz, que dispensa as incômodas calibragens. Se um pêndulo (fig. 1) é exposto a uma corrente, êle é desviado da vertical por uma força:


sendo v a velocidade da corrente, A a secção reta do corpo do pêndulo em relação a ela, o coeficiente de arrastamento, que depende da forma do corpo e do número de Reynolds (R) ; p a densidade do fluído. O pêndulo se inclina, assim, até um ângulo θ, quando F é equilibrado pela força restauradora da gravidade sobre o pêndulo.

Tem-se, então, (fig. 1) :

,

ou

Para que entre a velocidade da corrente (v) e a inclinação do pêndulo, θ, exista uma relação simples, tabulável, é necessário que o primeiro fator, que chamamos k, seja constante (pelo menos dentro do campo de variação de v que se deseja medir). Para que k seja constante, é necessário que Cd o seja, Cd depende, como dissemos, da forma do corpo e do número de Reynolds. Foi determinado que para um pêndulo feito de placas planas, em cruz - e cuja relação eomprimento-largura esteja entre 1 e 5 - e para os valores de v que se espera medir, Ca pode ser considerado constante e igual a 1,2. Desta forma, para um pêndulo nessas condições, é possível deduzir teoricamente, v de θ, o que evita a calibragem.

3 - Conseqüentemente, os norte-americanos construíram biplanos em cruz, de abeto compensado (cinco folhas, meia polegada de espessura, no total), em duas dimensões-padrão, como se verá a seguir (fig. 3 e 4) ; e os usam da maneira seguinte (fig. 2):




O biplano é suspenso a um fio de sonda (o mais fino possível), que passa por um moitão, a certa distância do navio fundeado e é convenientemente lastrado. O biplano é descido à profundidade desejada. Com um transferidor (fig. 5) se mede o ângulo θ. É medido também o ângulo que a projeção horizontal do fio faz com a prôa do navio (direção da corrente. De θ se deduz a velocidade da corrente, v.


Os norte-americanos utilizam dois modelos de biplanos: de 2 x 3 pés, e de 1 x 1,5 pés - ambos podendo ser lastrados com 30 ou 15 lb. (figs. 3 e 4). O peso dêssès modelos dentro d'água, depois de lastrados, é o seguinte (1 (1 ) Outros biplanos, das mesmas dimensões, exibindo, dentro d'água, com o lastro, o mesmo peso total que os modelos abaixo, são perfeitamente satisfatórios. Pode-se, pois, fabricar os biplanos e depois lastrá-los o suficiente para obter o mesmo peso total. ):

Modelo grande c/ lastro de 15 lb.: 8,25 lb.

Modelo grande c/ lastro de 30 lb.: 22 lb.

Modelo pequeno c/ lastro de 15 lb.: 12,50 lb.

Modelo pequeno c/ lastro de 30 lb.: 26,75 lb.

Tomando-se para g o valor 32 pés/sg/sg, para o valor médio 63 lb/pé3, para Cd o valor 1,2 é fácil deduzir k. Chega-se, assim, às fórmulas:

Modêlo pequeno (8,25 lb):

Modêlo grande (22 lb):

Modêlo pequeno (12,50 lb):

Modêlo pequeno (26,75 lb):

Em anexo, são dadas tabelas calculadas para tais pêndulos.

CUIDADOS: Para que a madeira não se empape d'água, o que falsearia as tabelas, deve-se usar abeto impermeável, pintado.

Para que o fio não ofereça à corrente grande resistência, deve-se usar fio fino.

  • (1
    ) Outros biplanos, das mesmas dimensões, exibindo, dentro d'água, com o lastro, o mesmo peso total que os modelos abaixo, são perfeitamente satisfatórios. Pode-se, pois, fabricar os biplanos e depois lastrá-los o suficiente para obter o mesmo peso total.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Jun 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 1952
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