Pontos positivos (n=76)
|
Integração entre cursos e com a comunidade |
28,9% |
“Integração da equipe. Todos se dedicaram. Espírito colaborativo” |
Tema ODS |
19,7% |
“A ação teve papel muito importante para inteirar os jovens estudantes sobre os objetivos existentes” |
Participação/reflexão/sensibilização e conscientização |
15,8% |
“Conseguimos despertar o interesse dos estudantes do ensino médio para reflexões envolvendo fome, segurança alimentar e nutricional e desperdício de alimentos” |
Ser agente transformador/criatividade |
14,5% |
“Possibilidade de passar esse conhecimento adiante e conscientizar os jovens sobre a importância do ambiente” |
Dinâmica/aspecto lúdico |
13% |
“Ideia genial de trabalhar a bioética dessa forma lúdica e leve” |
Organização |
3,9% |
“A organização foi excelente, os alunos demonstraram muito interesse nos temas” |
Conhecimento adquirido |
3,9% |
“Aprender melhor a trabalhar em equipe; aprender a didática; e principalmente a sensibilização dos temas apresentados” |
Pontos negativos (n=39)
|
Tempo |
30,8% |
“Pouco tempo para discutir a atividade” |
Não identificaram pontos negativos |
25,6% |
- |
Poucos alunos |
23,1% |
“Mais estudantes poderiam ter participado” |
Trabalho em equipe |
12,8% |
“Falta de compromisso de alguns colegas da equipe” |
Outros (participação, integração temas e material de apoio) |
5,8% |
“Falta de integração entre as árvores” |
Participação (n=45)
|
Descrição técnica |
86% |
“Fiquei responsável por dialogar com os estudantes a respeito da educação inclusiva. Meu papel era, exclusivamente, fazê-los sentir como se eles precisassem da inclusão” |
Descrição emotiva |
13% |
“Uma delícia! Gostei muito de poder escutar ideias incríveis de jovens tão novos e preocupados em mudar o mundo” |
Percepção (n=45)
|
Sentimentos positivos |
62,2% |
“Foi maravilhosa… eu até já melhorei minha conduta diante dos desafios” |
Ponte entre sociedade e academia |
37,8% |
“Trazendo para a academia um setor da sociedade, a ação se mostrou eficaz em construir uma ponte entre o conhecimento científico e a população” |
Relação com a bioética (n=47)
|
ODS como temática da bioética |
39,6% |
“Assegurar o bem-estar e conhecimento sobre os ODS aos alunos!” |
Educação |
33,3% |
“Saber que este tipo de assunto está sendo discutido nas escolas é realmente algo que me alegra, espero que tenhamos despertado o interesse pela bioética em algumas pessoas” |
Outros (comunicação, diálogo, reflexão, respeito) |
25,5% |
“Orientar e falar sobre nossas ações e suas consequências fez com que todos e não só alunos olhassem a questão de maneira diferente” |
Ideia da ação (n=63)
|
Consumo consciente |
58,7% |
“Sensibilizar os alunos sobre os impactos de consumo excessivo” |
Diálogo |
15,9% |
“A principal ideia é a do diálogo, tanto no conhecimento, quanto na percepção sensível das diversidades que se apresentam na vida” |
Sensibilização |
9,5% |
“A ideia principal da nossa ação foi sensibilizar os alunos, demonstrando exemplos do nosso dia a dia” |
Cuidado com ambiente |
7,95% |
“Conscientizar os jovens da missão fundamental que eles têm com o planeta Terra” |
ODS |
7,9% |
“A importância da criação dos ODS, seus objetivos, seus comprometimentos” |
Seu compromisso (n=46)
|
Mudanças de atitude |
52% |
“Mudanças na forma de agir e consumir orientada pelos ODS” |
Multiplicação |
48% |
“Levar a experiência do congresso com a bioética para dentro da sala de aula” |