Artigo 1 7
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Revista Bioética, 2014, Brasil, B2, Lilacs |
Ensino: desenvolvimento de habilidades de comunicação dos profissionais. Prática: comunicação como instrumento para ter autonomia na relação terapêutica, ajustamento psicológico e resolução de pendências. |
Artigo 2 8
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Revista Online de Pesquisa Cuidado é Fundamental, 2016, Brasil, B2, Lilacs |
Prática: melhorar a qualidade de vida dos doentes sem possibilidades terapêuticas. |
Artigo 3 9
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Medicine (Baltimore), 2016, Taiwan, B2, Medline |
Prática: treinamento de tomada de decisões de enfermeiros sob o marco de princípios éticos e melhores programas comunitários de cuidados paliativos para melhorar os problemas encontrados. |
Artigo 4 10
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Revista Bioética, 2015, Brasil, B2, SciELO |
Prática: tomada de decisão prudente e razoável, ou seja, deliberação moral. |
Artigo 5 11
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BMC Medical Ethics, 2015, México, B2, Medline |
Prática: redescoberta de valores e virtudes na prática clínica paliativa, ajudando os profissionais a encontrar maior motivação e nova perspectiva de crescimento profissional e pessoal. |
Artigo 6 12
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Revista Bioética, 2016, Brasil, B2, Lilacs |
Ensino: dia a dia dos cuidados paliativos como disciplina acadêmica em construção. Prática: a bioética narrativa pode oferecer importantes subsídios para enriquecer a prática profissional. |
Artigo 7 13
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Medicine, Health Care and Philosophy, 2016, Holanda, B1, Medline |
Prática: equilíbrio reflexivo e da sensibilidade dos profissionais de saúde para atenderem melhor às necessidades dos pacientes. Além disso, os resultados podem auxiliá-los a lidar com a esperança de forma a melhorar e reforçar o relacionamento com os enfermos. |
Artigo 8 14
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The Oncologist, 2015, Alemanha, A1, Medline |
Prática: estimular postura proativa dos oncologistas para que assumam a tarefa de preparar doentes terminais. São necessárias mais orientações concretas sobre quando iniciar a comunicação do fim da vida para aprimorar a tomada de decisão em casos de doentes com câncer avançado. |
Artigo 9 15
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Revista Bioética, 2016, Brasil, B2, Lilacs |
Ensino: criar espaços de discussão durante a formação médica sobre como lidar com a morte dos enfermos. Pesquisa: novos estudos para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o tema, envolvendo outros segmentos da sociedade. Prática: vivência de médicos e familiares sobre o fim da vida e a morte, de modo a redirecionar o cuidado nesse momento difícil da vida humana. |
Artigo 10 16
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BMC Medical Ethics, 2014, Bélgica, B2, Medline |
Prática: diferentes formas de proximidade têm papel importante na compreensão dos provedores de cuidado sobre suas responsabilidades morais. Esse processo explicita o raciocínio dos participantes quando envolvidos em práticas como a sedação contínua no final da vida. |
Artigo 11 17
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Revista Bioética, 2016, Brasil, B2, Lilacs |
Prática: enfermeiros devem refletir sobre a prática profissional cotidiana, para evitar terapêutica fútil e dar assistência mais humanizada, favorecendo a dignidade do doente terminal, minimizando seu sofrimento e de seus familiares. |
Artigo 12 18
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BMC Medical Ethics, 2014, Australia, B2, Medline |
Prática: médicos australianos utilizam o princípio do duplo efeito apesar de o considerarem estrutura médico-legal polêmica e inadequada. Estes profissionais sentem-se obrigados a negociar o processo de tomada de decisão nos cuidados de fim de vida entre pacientes e familiares com base em estrutura legal restritiva, cujos resultados influenciam as experiências de todos os envolvidos. |