SciELO
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Sauthier, Almeida Filho, Matheus, Fonseca; 2011 1
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Análise documental |
Caracterizar a fraude e o plágio em pesquisas científicas e analisar as repercussões desse fenômeno. |
As fraudes e o plágio ocorrem devido à competitividade e às possibilidades de documentação eletrônica. Para combater essas práticas, é preciso reconhecer a necessidade de aprimoramento moral da sociedade. |
Web of Science
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Lins, Carvalho; 2014 2
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Revisão de literatura |
Enfocar a integridade científica e identificar fatores predisponentes da má conduta científica no Brasil. |
A produção científica brasileira aumentou, mas a qualidade das publicações diminuiu. |
SciELO
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Veludo-de-Oliveira, Aguiar, Queiroz, Barrichello; 2014 11
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Transversal |
Analisar o comportamento de alunos de cursos da área de negócios no que tange a práticas acadêmicas desonestas, como “cola” e plágio. |
Mais de 70% dos alunos já se envolveram em situações fraudulentas, e mais de 90% acreditam que outros alunos já participaram de fraudes. Os estudantes de graduação tendem a minimizar a gravidade de atos fraudulentos. |
Lilacs
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Silva, Mello, Pieri, Évora, Melo; 2014 12
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Revisão de literatura |
Identificar softwares antiplágio utilizados como ferramenta de combate a fraudes. |
Das publicações analisadas, 83% se referem a detectores de plágio de manuscritos acadêmicos, 12% a detectores de códigos de programas, e 5% a detectores de plágio em websites . |
Lilacs
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Pádua, Guilhem; 2015 13
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Revisão de literatura |
Traçar um panorama do tema da integridade científica no Brasil por meio da análise de estudos publicados em periódicos científicos. |
A discussão sobre integridade científica ainda é incipiente no Brasil. |
DOAJ
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Sousa, Conti, Salles, Mussel; 2016 5
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Revisão de literatura |
Apresentar argumentos que mostram os prejuízos da desonestidade acadêmica para a sociedade, considerando seu reflexo na formação ética dos profissionais, que acabam por tolerar práticas desonestas. |
Os tipos mais comuns de desonestidade são: “colar”, plagiar, adulterar ou inventar dados, submeter o mesmo estudo a vários periódicos, enganar, forjar participação em grupo, trabalhar em grupo com realização segmentada e obter vantagem por meio de acessos computacionais não autorizados. |
PubMed
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Santos, Santos, Sant’ana, Masuda, Barboza, Vasconcelos; 2017 4
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Transversal |
Analisar a percepção de 42 professores de ciências do ensino médio de uma das escolas federais mais conceituadas do Brasil sobre plágio e questões pedagógicas relacionadas. |
Cerca de 50% dos entrevistados admitem que os alunos cometem plágio em tarefas. |
Lilacs
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Silva, Vera, Elias, Lucchese, Fernandes, Lucas; 2018 8
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Análise documental |
Analisar dispositivos legais que norteiam a pesquisa científica no Brasil quanto à ética e à integridade. |
A análise gerou um quadro com orientações de conduta e organizações geradoras. |