Souza e colaboradores; 2020 8
|
“Empathizing and systemizing profiles of Brazilian and Portuguese nursing undergraduates” |
968 estudantes de enfermagem |
Analisar o perfil de empatia e sistematização de estudantes de enfermagem brasileiros e portugueses |
Cunha, Rondon, Ximenes Neto; 2020 9
|
“Habilidade empática e seu aprendizado em graduandos de enfermagem” |
11 artigos |
Buscar evidências disponíveis na literatura sobre abordagem da empatia/habilidade empática em estudantes de enfermagem |
Mairot e colaboradores; 2019 10
|
“As artes na educação médica: revisão sistemática da literatura” |
28 artigos |
Avaliar a eficácia da utilização das artes no currículo médico por meio de revisão bibliográfica |
Ferri e colaboradores; 2019 11
|
“Evaluation of empathy among undergraduate nursing students: a three-year longitudinal study” |
118 estudantes de enfermagem |
Avaliar o impacto da educação em enfermagem na empatia emocional autorrelatada entre estudantes de enfermagem e avaliar a diferença de gênero na empatia emocional autorrelatada |
Coffey e colaboradores; 2019 12
|
“The impact of compassionate care education on nurses: a mixed-method systematic review” |
15 artigos |
Identificar, descrever e resumir evidências quantitativas e qualitativas e estudos de método misto realizados para preparar enfermeiras e estudantes de enfermagem para liderar em e/ou prestar atenção compassiva |
Nalom e colaboradores; 2019 13
|
“Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional” |
21 portfólios de estudantes |
Caracterizar a aprendizagem dos estudantes a partir de sua inserção na prática profissional na primeira e segunda séries dos cursos |
Jeeyoon e colaboradores; 2019 14
|
“The educational effects of a pregnancy simulation in medical/nursing students and professionals” |
94 estudantes de enfermagem ou medicina e 95 profissionais médicos ou enfermeiros |
Investigar se um programa de experiência de gravidez (PREP) pode aumentar a empatia |
Silva, Alves, Fortes; 2019 15
|
“Percepção de estudantes de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro” |
22 estudantes de enfermagem |
Analisar a percepção de acadêmicos do 5º ano de enfermagem sobre o que é “ser enfermeiro” |
Lorenzo e colaboradores; 2019 16
|
“Emotional intelligence, empathy and alexithymia: a cross-sectional survey on emotional competence in a group of nursing students” |
237 estudantes de enfermagem |
Analisar inteligência emocional, empatia e alexitimia em estudantes de enfermagem |
Ulloque e colaboradores; 2019 17
|
“Niveles de empatía en estudiantes de medicina de Córdoba, Argentina” |
306 estudantes de medicina |
Medir os níveis de empatia e seus componentes em estudantes de medicina em Córdoba (Argentina) |
Alhassan; 2019 18
|
“Effect of a 2-day communication skills training on nursing and midwifery students’ empathy: a randomised controlled trial” |
181 estudantes de enfermagem e 49 estudantes de obstetrícia |
Investigar o efeito de um treinamento de habilidades de comunicação (CST) de 2 dias na capacidade de empatia dos alunos de enfermagem e obstetrícia (NMS) em um ensaio clínico randomizado |
Kaluf e colaboradores; 2019 19
|
“Sentimentos do estudante de medicina quando em contato com a prática” |
120 estudantes de medicina |
Descrever os sentimentos vivenciados por estudantes de medicina de uma instituição privada no interior de São Paulo em 3 momentos do curso (1º, 3º e 5º anos) |
Larti, Ashouri, Aarabi; 2018 20
|
“The effects of an empathy role-playing program for operating room nursing students” |
77 estudantes de enfermagem |
Investigar os efeitos de um programa de treinamento de dramatização conduzido entre estudantes de enfermagem de centro cirúrgico na comunicação empática com pacientes por meio de medidas de escores de empatia |
Ozcan, Öksüz, Oflaz; 2018 21
|
“Improving empathy in nursing students: a comparative longitudinal study of two curricula” |
147 estudantes de enfermagem |
Analisar as mudanças dos níveis de empatia de estudantes de enfermagem em duas estruturas curriculares distintas, uma denominada “tradicional” e outra “integrada” |
Castelhano-Souza e colaboradores; 2018 22
|
“Semantic validation of the short versions of the Empathy-Systemizing Quotient Scales” |
215 estudantes de enfermagem |
Validação semântica e avaliação das propriedades psicométricas das versões curtas das Escalas de Medição do Quociente de Empatia/Sistematização |
Hajibabaee e colaboradores; 2018 23
|
“The relationship between empathy and emotional intelligence among Iranian nursing students” |
320 estudantes de enfermagem |
Determinar a relação entre empatia e inteligência emocional em estudantes de enfermagem iranianos |
Kim; 2018 24
|
“Factors influencing nursing students’ empathy” |
147 estudantes de enfermagem |
Examinar a autoestima, as relações interpessoais e a autoeficácia de estudantes de enfermagem para identificar os fatores que afetam a empatia |
Gholamzadeh e colaboradores; 2018 25
|
“The effects of empathy skills training on nursing students’ empathy and attitudes toward elderly people” |
63 estudantes de enfermagem |
Investigar os efeitos do treinamento de habilidades de empatia na capacidade empática e nas atitudes de estudantes de enfermagem em relação a idosos |
Yang e colaboradores; 2018 26
|
“Does narrative medicine education improve nursing students’ empathic abilities and academic achievement? A randomised controlled trial” |
180 estudantes de enfermagem |
Determinar a eficácia de uma intervenção educacional de medicina narrativa sobre as habilidades empáticas e o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem chineses |
Claro, Mendes; 2018 27
|
“Uma experiência do uso de narrativas na formação de estudantes de medicina” |
80 estudantes de medicina |
Descrever uma experiência de utilização da abordagem narrativa no curso de medicina |
Adams, Scott; 2018 28
|
“Gray reflections: poetry as a pathway to nursing student empathy and the creation of meaning in a long-term-care clinical practicum” |
16 estudantes de enfermagem |
Incorporar a leitura e escrita de poema em uma experiência de prática clínica em cuidados de longa duração e explorar as respostas reflexivas dos estudantes de enfermagem |
Leonard, Zomorodi, Foster; 2018 29
|
“The impact of caring: teaching students empathy through the patient voice” |
Não informada |
Descrever o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de aprendizagem inovadora utilizando um painel de pacientes e cuidadores para ensinar empatia por meio das próprias palavras do cliente |
Schweller e colaboradores; 2018 30
|
“Simulated medical consultations with standardized patients: in-depth debriefing based on dealing with emotions” |
551 estudantes de medicina |
Desenvolver um debriefing estendido e profundo para abordar a dimensão afetiva das consultas médicas e a formação da identidade profissional no contexto de uma atividade de simulação com pacientes padronizados em uma escola médica no Brasil |
Kaplan-Liss e colaboradores; 2018 31
|
“Teaching medical students to communicate with empathy and clarity using improvisation” |
114 estudantes de medicina, enfermagem e odontologia |
Desenvolver um programa de treinamento de habilidades de comunicação para estudantes de medicina que incorporou a improvisação com o objetivo de melhorar a empatia |
Enderle e colaboradores; 2018 32
|
“Teaching strategies: promoting the development of moral competence in undergraduate students” |
20 docentes de enfermagem |
Identificar estratégias e espaços utilizados por docentes para promover o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem |
Nunes e colaboradores; 2018 33
|
“Musical dynamics in the sensitization of nursing students in the face of palliative care in pediatric oncology” |
10 estudantes de enfermagem |
Analisar a aplicabilidade da dinâmica musical na sensibilização de acadêmicos de enfermagem diante de cuidados paliativos em oncologia pediátrica |
Song, Shi; 2017 34
|
“Associations between empathy and big five personality traits among Chinese undergraduate medical students” |
530 estudantes de medicina |
Examinar a associação entre empatia e os 5 grandes traços de personalidade de estudantes de medicina chineses |