Acessibilidade / Reportar erro

Efeito alelopático dos extratos aquosos de Talinum triangulare (Jacq.) Willd no desenvolvimento de plântulas de Lactuca sativa L.

Resumo

Espécies vegetais que possuem substância com efeitos alelopáticos contra plantas daninhas são potenciais soluções para o desenvolvimento de bioherbicidas ecologicamente corretos. Dentre as espécies com potencial de alelopatia, Talinum triangulare apresenta em sua composição fitoquímica flavonoides, alcaloides e outros metabólitos que podem ser utilizados para o desenvolvimento de soluções inibitórias do crescimento de plantas daninhas. Já a planta Lactuca sativa é bastante utilizada há vários anos como espécie bioindicadora, tanto para bioherbicidas, como para químicos em geral, resíduos animais, qualidade de água e solo, contaminação atmosférica e outros. Nesse cenário, objetivou-se avaliar o potencial efeito alelopático dos extratos aquosos de T. triangulare no desenvolvimento de plântulas de Lactuca. sativa. O delineamento utilizado foi inteiramente ao acaso, com esquema fatorial 2x4 (extratos de parte aérea e raiz) x concentrações de cada extrato (0; 2,5; 5; 7,5%), com quatro repetições. Para imposição dos tratamentos, as sementes de Lactuca sativa foram semeadas sobre os papéis embebidos com os extratos e o material foi acondicionado em câmara de germinação a 20°C. Foram realizadas as avaliações fisiológicas das sementes, sendo elas: teste de geminação (plântulas normais e anormais ao sétimo dia após a semeadura), 1° contagem de plântulas normais ao quarto dia após a semeadura, o comprimento de plântulas e comprimento de raiz. Ao final do teste de germinação foram coletadas plântulas de L. sativa para caracterização morfoanatômica e análise de fluorescência da clorofila a. Os extratos de T. triangulare influenciaram no crescimento de raízes de L. sativa, e os extratos aquosos de T. triangulare da parte aérea influenciaram em maior valor de plantas anormais, juntamente com menor comprimento de raiz tanto em relação ao aumento da concentração quanto em comparação com o extrato da raiz. Além disso, o extrato de raiz influenciou em alterações celulares evidentes e menor quenching não fotoquímico e rendimentos quânticos de dissipação não regulada para a dosagem de 5% em comparação com a parte aérea. Dessa forma, sugere-se que o extrato aquoso tanto da raiz quando da parte aérea de T. triangulare a partir da dosagem de 5% tem grande potencial para o uso como bioherbicidas atuando diretamente na estrutura, anatomia, qualidade, tamanho, fisiologia das plantas.

Palavras-chave:
bioherbicidas; folha d’água; agricultura orgânica; fluorescência da clorofila a; alelopatia

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br