Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do surfactante catiônico nas propriedades físico-químicas e antibacteriana de sistemas coloidais (emulsões e microemulsões)

Resumo

Sistemas coloidais têm sido usados para encapsular, proteger e liberar óleos essenciais em enxagues bucais. Neste estudo, investigamos o efeito do cloreto de cetilpiridínio (CPC) nas propriedades físico-químicas e na atividade antimicrobiana de sistemas coloidais do tipo óleo-em-água contendo óleo de melaleuca (TTO) e o surfactante não iônico polissorbato 80. Nosso principal objetivo foi avaliar se o CPC poderia melhorar a atividade antimicrobiana do TTO, uma vez que ela é prejudicada quando este óleo essencial é encapsulado com polisorbato 80. Estes sistemas foram preparados com diferentes quantidades de TTO (0-0,5% m/m) e CPC (0-0,5% m/m) para uma concentração final de polissorbato 80 de 2% (m/m). Os resultados de espalhamento de luz dinâmico (DLS) revelaram a formação de micelas e gotículas inchadas de óleo em função da concentração de TTO. Aumentos nas concentrações de CPC resultaram numa redução de cerca de 88% no diâmetro médio das micelas inchadas com óleo. Embora esta variação tenha sido de apenas 20% para as gotículas de óleo, a aparência das amostras mudou de turva para transparente. A carga superficial das estruturas coloidais também foi significativamente afetada pelo CPC, como demonstrado pela transição no potencial zeta de valores levemente negativos para valores muito positivos. Estudos de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) mostraram que esta transição é seguida por aumentos significativos na fluidez da monocamada de surfactante em ambas as estruturas coloidais. A atividade antimicrobiana dos sistemas coloidais foi testada contra bactérias Gram-negativas (Escherichia coli) e Gram-positivas (Staphylococcus aureaus). Nossos resultados revelaram que a inibição do crescimento bacteriano é observada para a mesma concentração de CPC (0,05% m/m para E. coli e 0,3% m/m para S. aureus), independentemente do conteúdo de TTO. Estas descobertas sugerem que o TTO não deve atuar como ingrediente ativo em enxagues bucais contendo polissorbato 80.

Palavras-chave:
cloreto de cetilpiridínio; polissorbato 80; microemulsão; óleo de melaleuca; atividade antibacteriana

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br