Acessibilidade / Reportar erro

Levantamento e dinâmica populacional de caracóis terrestres na província de Sharkia, Egito

Resumo

Os caracóis terrestres são pragas agrícolas destrutivas em cultivos econômicos, todavia, as populações dessa praga são altamente influenciadas pela temperatura e umidade, portanto as mudanças climáticas afetam seu comportamento, distribuição e dinâmica populacional, e, por essas razões, os pesquisadores devem acompanhar as mudanças em seu comportamento, distribuição e dinâmica populacional.

O presente trabalho foi realizado para definir as espécies de caracóis terrestres existentes na província de Sharkia, no Egito, de janeiro de 2019 a março de 2022 em culturas hortícolas, vegetais e de campo, e estudar a dinâmica populacional das espécies dominantes de caracóis terrestres. Os resultados mostraram que existem seis espécies de caracóis terrestres, essas espécies foram Monacha cartusiana, Succinea putris, Eobania vermiculata, Theba pisana, Helicella vestalis e Cochlicella acuta. A dinâmica populacional de duas espécies predominantes de caracóis terrestres (M. cartusiana e S. putris), foi conduzida durante duas safras sucessivas, o trevo egípcio abrigou o maior número de M. cartusiana seguido pelo trigo, enquanto a cebola foi o menor durante o período de estudo. Seguindo as mesmas tendências, o caracol terrestre S. putris registrou os números mais altos durante a estação de crescimento da cultura do trevo egípcio. Finalmente, conclui-se que o caracol terrestre M. cartusiana, considerado o primeiro grau de infestação, está presente em toda a província de Sharkia, e a densidade populacional do caracol terrestre aumenta gradualmente após o inverno até atingir a densidade máxima na primavera.

Palavras-chave:
culturas de campo; culturas hortícolas; caracóis terrestres; enquete; dinâmica populacional

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br