Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de bactérias do gênero Aeromonas e Escherichia coli isoladas de amostras de pescada amarela (Cynoscion acoupa)

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de bactérias do gênero Aeromonas e Escherichia coli isoladas de amostras de pescada amarela (Cynoscion acoupa). Foram analisados 53 isolados de Aeromonas spp. e quatro isolados de Escherichia coli. Foi verificada maior resistência de E. coli à levofloxacina e sulfa-trimetoprim; assim como houve resistência antimicrobiana dos isolados de Aeromonas spp. à ampicilina, amoxicilina-clavulanato, cefuroxima e cefotaxima. Os valores encontrados para o índice MAR, evidenciam multirresistência em 90,54% (n=48) dos isolados de Aeromonas spp. e em 50% (n=2) dos isolados de E. coli. Uma cepa de Aeromonas spp. apresentou resistência a todos os onze antimicrobianos testados (MAR = 1,00). A pesquisa mostrou que, no tratamento de infecções causadas por E. coli, a piperacilina-tazobactam é a mais eficaz in vitro. Para Aeromonas spp., os antimicrobianos mais eficazes in vitro foram cefepime e levofloxacina. Dessa forma, em caso de enfermidades ocasionadas por esse micro-organismo, seriam esses os antimicrobianos de eleição para o tratamento das infecções. A multirresistência dos isolados de Aeromonas spp. e E. coli foi considerada elevada. Este é um dado importante visto que o aumento do aparecimento de bactérias resistentes a múltiplas drogas é preocupante, diminuindo as opções de uso de antimicrobianos com sucesso clínico.

Palavras-chave:
antibiograma; peixe; comércio; multirresistência

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br