Acessibilidade / Reportar erro

A dieta e comparações isotópicas entre os tecidos revelam diferentes estratégias de forrageamento para idade e sexo de uma população de canário-da-terra (Sicalis flaveola Linnaeus, 1766)

Resumo

O uso de isótopos estáveis em diferentes tecidos oferece a oportunidade de conhecer a ecologia de forrageamento de uma espécie. O objetivo deste estudo foi avaliar a variação da dieta entre fêmeas amarelas, machos amarelos e indivíduos pardos de uma população de canário-da-terra (Sicalis flaveola). Foram analisados o δ13C e δ15N no sangue ao longo de um ano, e em diferentes penas, para estimar a consistência sazonal do uso de recursos nas três categorias de indivíduos. Este estudo foi conduzido em uma fazenda particular localizada no Cerrado do Brasil Central. Foram amostrados 195 indivíduos em sete campanhas de campo entre janeiro de 2017 e março de 2018. Os valores médios de δ13C no sangue foram semelhantes entre fêmeas amarelas, machos amarelos e indivíduos pardos, indicando que esta população de canário-da-terra acessa predominantemente recursos semelhantes ao longo do ano, com um sinal predominante C4. Embora o canário-da-terra seja considerada uma espécie granívora, os valores médios de δ15N encontrados indicam que tanto os adultos quanto os juvenis também incorporam em seus tecidos fontes alimentares de alto nível trófico. A pequena diferença isotópica entre penas e sangue é semelhante à registada em estudos anteriores e pode ser explicada pela discriminação tecido-tecido. O espaço isotópico dos machos amarelos foi maior em comparação às fêmeas amarelas e aos indivíduos pardos, o que indica uma maior diversidade alimentar devido a uma maior variação intra-individual em sua dieta. Em canário-da-terra, espécie com característico atraso na maturação da plumagem, o acesso aos recursos alimentares, motivado pela competição, parece desempenhar um papel essencial na coloração da plumagem baseada em carotenóides entre classes etárias e sexos.

Palavras-chave:
tecidos animais; Cerrado; espaço isotópico; razões isotópicas; variação temporal

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br