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Cronotipo como preditor de desempenho em uma escola de ensino médio de tempo integral

Resumo

O desempenho em tarefas no dia a dia, seja satisfatório ou insatisfatório, varia devido a diversos sincronizadores ambientais, incluindo o ciclo claro-escuro de 24 horas. Por exemplo, o desempenho humano em atividades físicas e/ou cognitivamente exigentes atinge seu pico durante o dia, quando a temperatura corporal está no pico circadiano. Diferenças individuais nos picos circadianos de temperatura, juntamente com o horário de sono dos indivíduos, são referidas como cronotipo. Neste trabalho o objetivo foi responder se a) os cronotipos afetam o desempenho dos estudantes em uma escola brasileira de período integral e se b) há diferenças no desempenho com base no cronotipo. Esperamos encontrar a) um efeito positivo do cronotipo matutino no desempenho dos estudantes, especialmente em disciplinas que ocorrem no período da manhã; b) enquanto um efeito negativo do cronotipo vespertino nesse mesmo período. Para endereçar o efeito do cronotipo no desempenho acadêmico dos estudantes, construímos um Modelo Linear Generalizado Misto (GLMM). Os resultados corroboraram a hipótese de que o desempenho dos estudantes é parcialmente atribuído ao seu cronotipo. Em particular, nossos resultados mostram que é esperado que os estudantes vespertinos tenham um aumento de 0,038 (p ≤ 0,05) pontos logarítmicos em seu desempenho em aulas de Língua Portuguesa em comparação com outros cronotipos. Assim, adicionamos evidências para o efeito que o cronotipo têm no desempenho dos estudantes em uma escola de ensino médio integral no Brasil. As características particulares da escola estudada e suas relações com os cronotipos foram discutidas.

Palavras-chave:
cronobiologia; sistema circadiano; sono; matutinos; vespertinos

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