Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de temperaturas constantes e alternadas no potencial reprodutivo, longevidade e expectativa de vida de fêmeas e machos de Anastrepha fraterculus (Wiedwmann) (Tephritidae)

O desenvolvimento ovariano, ovoposição, eclosão larval, atividade de ornitina descarboxilase (ODC), medidas de largura, comprimento e área do ovário, testículo e apódema ejaculatório e número de espermatozóides de Anastrepha fraterculus (Wiedemann) foram analisados em temperaturas alternadas (20º/6°C e 20º/13°C) e constantes (6°C e 25°C). A longevidade e a expectativa de vida também foram analisadas em ambos os sexos. Todos os resultados sugerem que a temperatura baixa e principalmente as temperaturas alternadas afetam não somente o potencial reprodutivo de machos e fêmeas, mas também sua longevidade e expectativa de vida, prolongando-as. Essas mudanças podem ser uma poderosa estratégia usada por A. fraterculus para sobreviver às condições estressantes de temperatura observadas no inverno na região produtora de maçãs, tornando-as capazes de aumentar sua densidade populacional e causar dano à maçã no início da primavera.

potencial reprodutivo; Tephritidae; temperatura


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br