Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de inseticidas microbiológicos e químicos como alternativas para controle de Myochrous armatus (Baly, 1865) (Coleoptera: Chrysomelidae)

Resumo

Myochrous armatus (Baly, 1865) (Coleoptera: Chrysomelidae) causa perdas consideráveis ​​às lavouras de soja no Brasil e em vários outros países da América do Sul. A aplicação de inseticidas biológicos pode ser uma alternativa eficaz para suprimir esta praga. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de inseticidas microbiológicos formulados a partir dos fungos Beauveria bassiana + Metarhizium anisopliae (Bometil) e B. bassiana (Ballvéria), e bactéria Bacillus thuringiensis (Acera) isoladamente e em combinação com os inseticidas químicos fipronil, etiprole e clorpirifós, contra adultos de M. armatus. Os inseticidas à base de B. bassiana + M. anisopliae foram mais patogênicos que os à base de B. bassiana, causando taxas de mortalidade acumuladas nos dez dias com 85,0 e 65,0% respectivamente. Em contraste, B. thuringiensis causou 92,5% de mortalidade. Estes produtos sozinhos e em combinação foram eficazes para o controlo nas suas concentrações mais baixas. Portanto, o uso de inseticidas microbiológicos individualmente ou em combinação com inseticidas químicos é uma alternativa promissora para o manejo integrado de M. armatus.

Palavras-chave:
inseticidas microbiológicos; inseticidas químicos; cascudinho-da-soja; alternativas de controle

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br