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Perfil do consumidor de alimentos funcionais: identidade e hábitos de vida

Profile of functional food consumer: identity and habits

Resumo

Com a mudança na alimentação dos adultos nas últimas décadas, aumenta o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Aumentar o consumo de alimentos funcionais, com ações metabólicas benéficas ao organismo, é uma estratégia para proporcionar benefícios à saúde em longo prazo. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que têm influência na percepção e no consumo de alimentos funcionais por adultos. Neste estudo, dentre os fatores que interferem no consumo de alimentos funcionais identificados, os aspectos socioeconômicos, de saúde e de qualidade dos alimentos se destacaram. No âmbito geral, apesar de controvérsias, os estudos caracterizam os consumidores de alimentos funcionais como mulheres, de boa situação financeira e alto nível de escolaridade, que se preocupam com a saúde de forma global, na medida em que praticam atividades físicas e têm uma alimentação adequada. Ademais, percebe-se que a cultura local tem bastante influência na percepção dos alimentos funcionais. Alguns fatores, como a familiaridade, sejam do produto, seja da alegação funcional, também são importantes para determinar a atitude do consumidor perante esses alimentos. O sabor é o principal atributo sensorial que define o consumo de alimentos funcionais. Os consumidores também tendem a preferir alimentos que são considerados naturais e não processados. Portanto, estudos que relacionem hábitos globais de saúde e o consumo de alimentos funcionais podem ser interessantes para assim nortear as intervenções e a inovação na produção de alimentos nesta área.

Palavras-chave:
Hábitos saudáveis; Atitudes do consumidor; Adultos; Alimentação; Compostos bioativos; Consumo

Highlights

• Mulheres com maior escolaridade são potenciais consumidores de alimentos funcionais.

• O consumidor de alimentos funcionais possui hábitos de vida saudáveis.

• Alimentos com alegação funcional são mais procurados pelo consumidor.

• O sabor agradável atrai o consumidor de alimentos funcionais.

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