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Explorando a percepção do consumidor sobre diferentes tipos de chocolate

A técnica de Associação de Palavras foi utilizada para analisar a percepção que 120 consumidores uruguaios tinham em relação a diferentes tipos de chocolate. Da mesma forma, estimou-se o quão saudável os consumidores percebiam cada tipo de chocolate: escuro, branco e ao leite. Como um produto genérico, o chocolate foi associado com bom gosto, sentimentos positivos, doçura, sensação de calor e calorias/energia. Chocolates dos tipos branco, escuro e ao leite foram significativamente associados com outros conceitos (cremosidade, amargura, sabor intenso, etc.). Uma análise de agrupamento foi realizada na pontuação em relação à saudabilidade percebida, reportada pelos consumidores. Três grupos foram identificados: Grupo 1 - não percebem qualquer um dos três tipos de chocolate como sendo muito saudável; Grupo 2 - consideram o chocolate escuro como muito saudável e o chocolate branco foi considerado como menos saudável; Grupo 3 - percebem os três tipos de chocolate como muito saudáveis. A técnica de Associação de Palavras permitiu identificar as diferenças entre as associações feitas por cada grupo.

Chocolate; Associação de palavras; Estudos de consumo; Técnicas qualitativas


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