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Influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na percepção sensorial e intenção de compra de carne de búfalo de consumidores do Sudeste do Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de fatores extrínsecos (tipo de carne, preço e alegações nutricionais) sobre a intenção de compra e a percepção de fatores intrínsecos (maciez, suculência e sabor) em lombo de búfalo, em uma região do Brasil onde a comercialização de carne de búfalo não é comum. As fotos dos bifes foram tratadas e os rótulos foram projetados para simular o processo de compra a varejo, sendo os efeitos dos fatores extrínsecos avaliados através da conjoint analysis. Testes sensoriais de diferença do controle, intenção de compra e aceitação global foram realizados para os fatores intrínsecos. Em relação ao processo de compra, um fator determinante foi o preço, sendo que a carne de búfalo teve melhor intenção de compra quando associada a um menor preço. O menor preço também mostrou ser mais importante do que a presença de informações nutricionais para a maioria dos entrevistados, porém as informações nutricionais foram valorizadas pelos consumidores com mais de 50 anos. Foi percebida boa aceitação após degustação para a carne de búfalo, mesmo com menor maciez e suculência em relação à nelore, sendo que apenas uma minoria dos respondentes estava disposta a pagar mais por ela. A carne bubalina apresenta potencial opção para o consumidor quando sua ofertada é associada a estratégias de marketing, contendo informações nutricionais e/ou sensoriais, como maciez e suculência.

Palavras-chave:
Análise conjunta; Intenção de compra; Aceitação; Murrah; Nelore; Angus

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