Acessibilidade / Reportar erro

Ação da nisina e do pH elevado sobre a multiplicação de Staphylococcus aureus e Salmonella sp. em cultura pura e em carne de caranguejo-uçá (Ucides cordatus)

O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de inibição de nisina e o pH elevado em relação à multiplicação de Staphylococcus aureus e Salmonella sp. em culturas puras e inoculadas na carne de caranguejo-uçá. Em culturas puras, a multiplicação de S. aureus foi fortemente inibida por nisina e a de Salmonella sp. por nisina-EDTA (20 mM). A multiplicação de S. aureus foi inibida até 8h de incubação, enquanto que a de Salmonella sp. foi inibida durante todo o experimento (24h). O pH elevado (tampão NaHCO3-NaOH, pH 10 e 11) mostrou-se efetivo na inibição da multiplicação de S. aureus e Salmonella sp. Nisina e o pH elevado aplicados na carne contaminada não apresentaram o mesmo efeito. A nisina não mostrou eficiência na inibição dos patógenos quando inoculados na carne de caranguejo, enquanto que o tampão em pH 10 demonstrou inibição significante sobre a multiplicação de Salmonella sp. Estes resultados sugerem que o pH elevado apresenta um potencial como agente antibacteriano, podendo ser útil na preservação química da carne de caranguejo.

carne de caranguejo; nisina; pH elevado; Staphylococcus aureus; Salmonella sp.


Sociedade Brasileira de Microbiologia USP - ICB III - Dep. de Microbiologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo, SP - Brasil, Ramal USP 7979, Tel. / Fax: (55 11) 3813-9647 ou 3037-7095 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjm@sbmicrobiologia.org.br