Acessibilidade / Reportar erro

Teste de impulso cefálico por vídeo na enxaqueca vestibular* Peer Review under the responsibility of Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Resumo

Introdução:

A enxaqueca vestibular foi descrita como uma entidade em 1999 e sua fisiopatologia ainda não está estabelecida. Simultaneamente às pesquisas para entender melhor essa condição clínica, houve uma melhoria na avaliação da função vestibular. O teste de impulso cefálico por vídeo, vHIT, é uma das mais recentes ferramentas para avaliar a função vestibular, mede seu ganho do reflexo vestíbulo-ocular.

Objetivo:

Avaliar com o vHIT a função vestibular de pacientes com enxaqueca vestibular. Método: Estudo transversal de caso-controle, homogêneo em relação a idade e sexo, de pacientes com enxaqueca vestibular, de acordo com os critérios de diagnóstico da Barany Society/International Headache Society de 2012-2013, submetidos ao vHIT durante o período intercrises.

Resultados:

Foram avaliados 31 pacientes com enxaqueca vestibular com um grupo predominantemente feminino (90,3%) e média de 41 anos. A função vestibular era normal nos grupos paciente e controle. Os valores de ganho para canais horizontais foram semelhantes entre os dois grupos, mas os valores de ganho para canais verticais foram maiores no grupo com enxaqueca vestibular (p < 0,05). Pacientes com enxaqueca vestibular sentiram mais tontura ao fazer o vHIT do que os controles (p < 0,001).

Conclusões:

Pacientes com enxaqueca vestibular apresentam função vestibular normal durante o período intercrises quando avaliados pelo vHIT. Os canais verticais, no entanto, apresentam ganhos maiores em pacientes com enxaqueca vestibular do que em indivíduos controle. Pacientes com enxaqueca vestibular sentem tontura com maior frequência enquanto fazem o vHIT.

PALAVRAS-CHAVE
Vertigem; Tontura; Testes de função vestibular; Distúrbios de enxaqueca; Teste de impulso cefálico

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br