Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da fibrina rica em plaquetas preparada com titânio na regeneração do nervo facial: um estudo experimental Como citar este artigo: Sentürk F, Bahadır O, Aktas O, Bıyık AF, Ercan E. Effects of titanium prepared platelet rich fibrin on facial nerve regeneration: an experimental study. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:867–74.

Resumo

Introdução:

A lesão do nervo facial é uma condição que causa problemas funcionais, psicológicos e cosméticos e os métodos de tratamento precisam ser melhorados.

Objetivo:

Investigamos a eficácia da fibrina rica em plaquetas preparada com titânio como um intensificador de cura na transecção do nervo facial.

Método:

Vinte e sete coelhos machos da raça New Zealand foram usados neste estudo, divididos em três grupos experimentais. Grupo 1, o grupo simulado (n = 7); Grupo 2, o grupo de sutura (n = 10); e Grupo 3, o grupo sutura + fibrina rica em plaquetas preparada com titânio (n = 10). No Grupo 1, o tronco do nervo facial foi dissecado e nenhuma intervenção cirúrgica adicional foi feita. No Grupo 2, uma secção transversal foi feita no tronco do nervo facial e as terminações nervosas foram suturadas. No Grupo 3, as terminações nervosas foram suturadas após a transecção e uma membrana de fibrina rica em plaquetas preparada com titânio foi envolvida em um tubo ao redor da área danificada. Todos os animais foram acompanhados semanalmente quanto à presença do reflexo corneal, movimento dos bigodes e orelhas baixas. A eletromiografia facial bilateral foi feita no pré e pós-operatório na 1ª, 3ª, 5ª, 7ª e 10ª semanas. Amostras de tecido obtidas na 10- semana foram examinadas histopatologicamente e comparações intra- e intergrupos foram feitas.

Resultados:

Os animais do Grupo 1 apresentaram melhoria no movimento dos bigodes e orelhas baixas uma semana antes do Grupo 2. No Grupo 3, o limiar de estimulação do nervo necessário para acionar o potencial de ação muscular composta retornou a valores semelhantes aos valores de controle pré-operatório (11,31 ± 2,16 volts) em 5 semanas de pós-operatório (12,51 ± 3,97 volts), (p = 0,249).

Conclusão:

A administração de fibrina rica em plaquetas preparada com titânio contribuiu para a cicatrização parcial do nervo ao nível funcional e eletrofisiológico.

Palavras-chave
Lesão do nervo facial; Tratamento cirúrgico; Fibrina rica em plaquetas

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br