Acessibilidade / Reportar erro

Infiltrado peritumoral no prognóstico do carcinoma epidermoide de cavidade oral Como citar este artigo: Affonso VR, Montoro JRMC, de Freitas LCC, Saggioro FP, de Souza L, Mamede RCM. Peritumoral infiltrate in the prognosis of epidermoid carcinoma of the oral cavity. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:416-21. ☆☆ ☆☆ Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, (FMRB-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

INTRODUÇÃO:

Pacientes com carcinoma epidermoide de cavidade oral mostram déficits em sua imunidade celular, que contribuem para o crescimento neoplásico. Assim, a atividade inflamatória, como resposta imunológica ao tumor, pode servir como fator prognóstico.

OBJETIVOS:

Avaliar a correlação entre o processo inflamatório peritumoral com as características clínicas dos pacientes, com a sobrevida e com o tempo livre de doença.

MÉTODO:

A amostra deste estudo foi composta por uma coorte retrospectiva de base hospitalar com pacientes submetidos à cirurgia para remoção de carcinoma epidermoide de cavidade oral. O infiltrado inflamatório presente nas lâminas foi avaliado semi quantitativamente, sendo dividido em processo inflamatório: menor e maior.

RESULTADOS:

Analisaram-se 57 amostras tumorais, com infiltrado de linfócitos, plasmócitos e histiócitos. O teste log-rank não mostrou significância para as curvas de sobrevida e de recidiva dos processos "inflamatório menor" e "inflamatório maior", p = 0,14 e p = 0,24, respectivamente. Observou-se associação direta da idade com o processo inflamatório (p = 0,04), e relação indireta entre o grau de diferenciação tumoral e o processo inflamatório (p = 0,01).

CONCLUSÃO:

O processo inflamatório peritumoral, embora relacionado com a diferenciação histológica, não pode ser considerado fator prognóstico de carcinoma epidermoide de cavidade oral, pois não se relaciona com sobrevida e tempo livre da doença.

Carcinoma de células escamosas; Neoplasias bucais; Sobrevida; Prognóstico


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br