Acessibilidade / Reportar erro

Técnica endoscópica endonasal utilizando duplo retalho para reconstrução de grandes defeitos da base anterior do crânio: nota técnica Como citar este artigo: Dolci RL, Todeschini AB, dos Santos AR, Lazarini PR. Endoscopic endonasal double flap technique for reconstruction of large anterior skull base defects: technical note. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:427-34.

Resumo

Introdução:

Uma das principais preocupações em abordagens endoscópicas endonasais da base do crânio tem sido a alta incidência e morbidade associada a fístulas liquóricas. A introdução e o uso rotineiro de retalhos vascularizados permitiram uma acentuada redução dessa complicação, seguida por uma grande expansão nas indicações e técnicas utilizadas nas abordagens endoscópicas endonasais, incluindo grandes tumores e áreas anteriormente inacessíveis da base do crânio.

Objetivo:

Descrever a técnica cirúrgica realizando uma reconstrução endoscópica multicamadas da base anterior do crânio com duplo retalho, sem craniotomia.

Método:

Descrição passo a passo da técnica endoscópica com duplo retalho (retalhos vascularizados nasoseptal e pericraniano e enxerto livre de fascia lata), utilizados e ilustrados em dois pacientes com meningioma do sulco olfatório submetidos à cirurgia por via endoscópica endonasal.

Resultados:

Em ambos os pacientes procedeu-se ressecção total macroscópica seguido de reconstrução da base anterior do crânio com os retalhos nasoseptal e pericraniano onlay e enxerto livre de fáscia lata inlay. Os pacientes apresentaram uma excelente recuperação, sem sinais de fístula liquórica, meningite, necrose do retalho, inflamação meníngea crônica ou sinonasal ou hérnia cerebral.

Conclusão:

A técnica endoscópica de duplo retalho, como descrita, trata-se de uma opção viável, versátil e segura para as reconstruções da base anterior do crânio, diminuindo a incidência de complicações em abordagens cirúrgicas endoscópicas endonasais.

PALAVRAS-CHAVE
Vazamento de líquido cefalorraquidiano; Base do crânio; Meningioma

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br