Acessibilidade / Reportar erro

Esvaziamento cervical central profilático e recidiva local de microcarcinoma papilífero de tireoide: uma metanálise Como citar este artigo: Su H, Li Y. Prophylactic central neck dissection and local recurrence in papillary thyroid microcarcinoma: a meta-analysis. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:237-43.

Resumo

Introdução:

A incidência relatada de metástases linfonodais chega a 40% em pacientes com microcarcinoma papilífero de tireoide e essas ocorrem principalmente no compartimento cervical central. Como essas metástases são difíceis de ser detectadas com o uso de ultrassonografia no pré-operatório, alguns autores defendem o esvaziamento cervical central de rotina em pacientes portadores de microcarcinoma papilífero de tireoide no momento da tireoidectomia inicial.

Objetivo:

Avaliar se o esvaziamento cervical central profilático pode diminuir a taxa de recorrência local de microcarcinoma papilífero de tireoide após a tireoidectomia.

Método:

A literatura disponível, publicada de janeiro de 1990 a dezembro de 2017, sobre tireoidectomia com esvaziamento cervical central profilático versus tireoidectomia somente para microcarcinoma papilífero de tireoide foi obtida através de busca nas bases de dados online nacionais e internacionais. A metanálise foi feita após o processo de extração de dados.

Resultados:

Quatro estudos foram finalmente incluídos na metanálise, com 727 pacientes, dos quais 366 foram submetidos à tireoidectomia com esvaziamento cervical central profilático e 361 só receberam tireoidectomia. Como mostrado pelos resultados da metanálise, as taxas de recorrência com tireoidectomia com esvaziamento cervical central profilático foram de 1,91% e foram significantemente menores do que aquelas em pacientes submetidos somente à tiroidectomia (OR = 0,24, IC95% [0,10-0,56], p = 0,0009).

Conclusão:

Para pacientes com microcarcinoma papilífero de tireoide, o esvaziamento cervical central profilático é um procedimento seguro e eficiente e resulta em menor taxa de recorrência. Como as evidências são de baixa qualidade (estudos não randomizados), mais estudos randomizados são necessários.

PALAVRAS-CHAVE
Esvaziamento cervical central; Recidiva local; Microcarcinoma papilífero de tireoide; Metanálise

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br