Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação vestibular com estímulos visuais nas vestibulopatias periféricas

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Estímulos visuais podem induzir a adaptação vestibular e recuperar o equilíbrio corporal.

OBJETIVO:

Verificar o efeito de estímulos visuais por imagens digitais na reabilitação do equilíbrio corporal de vestibulopatias periféricas.

MÉTODO:

Estudo clínico, randomizado, prospectivo. Quarenta pacientes com vestibulopatia periférica crônica e idade entre 23 e 63 anos foram submetidos à 12 sessões de reabilitação com estímulos visuais em DVD (grupo experimental) ou aos exercícios de Cawthorne-Cooksey (grupo controle). Dizziness Handicap Inventory (DHI), escala visual analógica de tontura e testes de equilíbrio estático de Romberg sensibilizado e de apoio unipodal foram aplicados antes e após a intervenção.

RESULTADOS:

Antes e após a intervenção, não houve diferença entre os grupos experimental e controle (p > 0,005) no DHI, escala visual analógica e testes de equilíbrio estático. Após a intervenção, o grupo experimental e o controle apresentaram valores menores (p < 0,05) do DHI e da escala visual analógica de tontura e valores maiores (p < 0,05) nos testes de equilíbrio estático em algumas condições avaliadas.

CONCLUSÃO:

A inclusão de estímulos visuais por imagens digitais na reabilitação do equilíbrio corporal é eficaz na redução da tontura, na melhora da qualidade de vida e do controle postural de vestibulopatias periféricas.

Palavras-chave:
Tontura; Reabilitação; Nistagmo optocinético; Equilíbrio postural

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br