Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico das disfunções da articulação temporomandibular: indicação dos exames por imagem

Resumo

Introdução:

O conhecimento dos distintos exames de imagem e sua correta indicação é fundamental para elaboração do diagnóstico das disfunções temporomandibulares, principalmente em pacientes com grande sobreposição de sinais e sintomas.

Objetivo:

Apresentar e avaliar os principais exames de diagnóstico por imagem das disfunções temporomandibulares, além de discutir racionalmente os seus critérios de indicação, vantagens e desvantagens.

Método:

Revisão da literatura nas bases de dados Web of Knowledge, PubMed e SciELO, além de busca manual por publicações relevantes nas listas de referências dos artigos selecionados.

Resultado:

Os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética foram considerados ''padrão-ouro'' para a avaliação dos tecidos duros e moles, respectivamente, da articulação temporomandibular. Cada método de diagnóstico pesquisado apresentou sensibilidade e especificidade distintas para os diferentes subtipos de disfunção da articulação.

Conclusão:

Considera-se como racional a indicação fundamentada na acurácia, segurança e relevância clínica do exame a ser solicitado, o que implica na adequada determinação do diagnóstico e do plano de tratamento.

PALAVRAS-CHAVE:
TRANSTORNOS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR; DIAGNÓSTICO POR IMAGEM; ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR; IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA; TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR RAIOS X; RADIOGRAFIA

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br