Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação auditiva de pacientes protetizados pelo Sistema Único de Saúde e benefício fornecido pelos dispositivos

O desempenho com a prótese auditiva, relatado pelo usuário, propõe um direcionamento quanto às medidas cabíveis a serem tomadas.

OBJETIVO:

Avaliar o benefício e o grau de satisfação de adultos e idosos protetizados em um serviço credenciado ao Sistema Único da Saúde.

MÉTODO:

Estudo transversal de caráter descritivo, do qual participaram 34 indivíduos com perda auditiva bilateral, novos usuários de próteses auditivas, com idade superior a 18 anos. Para avaliar o benefício, foram utilizados os questionários Hearing Handicap Inventory for Adult (adultos) e Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening Version (idosos). Para avaliar a satisfação, foi utilizado o Satisfaction with Amplification in Daily Life. Os dois primeiros foram aplicados no dia da adaptação, enquanto o terceiro foi aplicado somente um mês após a adaptação.

RESULTADOS:

Foi verificada redução significativa nas dificuldades causadas pela privação auditiva após a adaptação das próteses. Os escores obtidos no Satisfaction with Amplification in Daily Life indicaram um alto nível de satisfação. Tais resultados não apresentaram diferença estatisticamente significante entre os gêneros e os grupos (adultos/idosos).

CONCLUSÃO:

Constatou-se que os sujeitos avaliados estão tendo benefício com o uso dos aparelhos auditivos e mostram-se muito satisfeitos com os resultados.

auxiliares de audição; perda auditiva; satisfação do paciente


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br