Acessibilidade / Reportar erro

Laringoplastia com balão para estenose sub-glótica adquirida na infância: fatores preditivos de sucesso Como citar este artigo: Maunsell R, Avelino MA. Balloon laryngoplasty for acquired subglottic stenosis in children: predictive factors for success. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:409-15. ☆☆ ☆☆ Instituição: Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

INTRODUÇÃO:

O tratamento das estenoses subglóticas em crianças ainda representa um desafio para o otorrinolaringologista, e pode envolver tanto procedimentos endoscópicos quanto cirurgias reconstrutivas abertas.

OBJETIVO:

Apresentar a experiência de dois serviços terciários no manejo das estenoses subglóticas adquiridas em crianças, através da laringoplastia com balão e identificar fatores preditivos de sucesso e as complicações.

MÉTODO:

Estudo descritivo prospectivo de crianças com estenose subglótica adquirida submetidas à laringoplastia com balão como tratamento primário.

RESULTADOS:

Foram incluídas 37 crianças (média de idade 22,5 meses): 24 crianças portadoras de estenose subglótica crônica e 13 de estenose subglótica aguda. A taxa de sucesso do tratamento foi de 100% para os casos agudos e 32% para os casos crônicos. O sucesso do tratamento teve correlação significativa com: tempo de evolução da estenose, grau inicial da estenose, menor idade das crianças e a ausência de traqueostomia prévia. Disfagia transitória foi a única complicação observada em três pacientes.

CONCLUSÃO:

A laringoplastia com balão pode ser considerada como primeira linha de tratamento nas estenoses subglóticas. Nos casos agudos a taxa de sucesso é de 100% e o ganho, mesmo que parcial nos casos crônicos, é insento de complicações significativas e não traz prejuízo para cirurgias reconstrutivas posteriores.

Laringoestenose; Laringoplastia; Dilatação; Criança


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br