Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da expansão rápida da maxila em crianças: uma metanálise Como citar este artigo: Santana DM, Nogueira VS, Lima SA, Fernandes LP, Weber SA. The effect of rapid maxillary expansion in children: a meta-analysis. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:907–16.

Resumo

Introdução:

O crescimento craniofacial é modificado pela respiração oral crônica. A expansão rápida da maxila promove a separação da sutura palatino mediana, melhora a oclusão e a dimensão da via aérea superior.

Objetivo:

Avaliar de forma sistematizada os artigos científicos dos efeitos da expansão rápida da maxila sob as dimensões das vias aéreas e classificar a qualidade da evidência das informações.

Método:

Foi feita a busca nas plataformas Pubmed, Lilacs, Embase, Scopus, Web of Science e Cochrane, bem como a literatura cinzenta. Os artigos foram selecionados e avaliados quanto aos riscos de viés (ROBINS-I), e feita a avaliação da qualidade da evidência (GRADE).

Resultados:

De 309 estudos encontrados, 26 artigos foram selecionados para leitura completa, dos quais 22 excluídos, restaram 4 artigos para a análise e compilamento de dados, dois ensaios clínicos não randomizados controlados e dois ensaios clínicos não randomizados e não controlados. Nenhum ensaio clínico randomizado foi encontrado.

Conclusões:

As metanálises mostraram aumento de distância internasal, interzigomática e volume orofaríngeo após a expansão rápida da maxila, o que, juntamente aos achados clínicos, torna a recomendação favorável à intervenção. A qualidade da evidência de cada desfecho foi considerada muito baixa.

Palavras-chave
Crianças; Expansão rápida da maxila; Deficiência maxilar transversa; Respirador bucal; Metanálise

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br