Resumo
Introdução:
O escore de sangramento de Modena é uma escala de classificação de categorias que permite a avaliação do campo cirúrgico em relação ao sangramento durante a cirurgia endoscópica. Recentemente, ele foi apresentado e validado no campo da cirurgia endoscópica otológica pelos presentes autores. O escore de sangramento de Modena fornece cinco graus para classificação do campo cirúrgico durante procedimentos endoscópicos (de grau 1 – Sem sangramento até grau 5 – Sangramento que impede todos os procedimentos cirúrgicos, exceto aqueles dedicados ao controle de sangramento).
Objetivo:
Validar o escore de sangramento de Modena no contexto da cirurgia endoscópica nasossinusal.
Método:
Foram avaliados por 15 especialista 15 vídeos de três minutos de procedimentos de cirurgia endoscópica nasossinusais (cada um com três situações de sangramento), com o uso do escore de sangramento de Modena. A confiabilidade intra e interexaminador foi avaliada e a validade clínica do escore de sangramento foi calculada com um padrão de referência.
Resultados:
A análise dos dados mostrou confiabilidade intraexaminador que variou de 0,6336 a 0,861. A confiabilidade interexaminador variou de 0,676 a 0,844. A validade clínica foi α = 0,70; limites de confiança: 0,64-0,75, correspondeu a concordância substancial.
Conclusão:
O escore de sangramento de Modena é um método eficaz para avaliar o sangramento durante a cirurgia endoscópica nasossinusal. Sua aplicação em pesquisas futuras pode facilitar o desempenho e a avaliação da eficácia de técnicas cirúrgicas, do material ou dos dispositivos destinados ao controle de sangramento durante essas cirurgias.
PALAVRAS-CHAVE
Sangramento; Cirurgia endoscópica; Escore de sangramento de Modena; Cirurgia sinusal; Avaliação do campo cirúrgico