Acessibilidade / Reportar erro

Tampão nasal absorvível embebido em esteroides versus antibióticos para cicatrização de feridas após cirurgia endoscópica nasossinusal: estudo randomizado, duplo cego, placebo controlado Please cite this article as: Grzeskowiak B, Wierzchowska M, Walorek R, Seredyka-Burduk M, Wawrzyniak K, Burduk PK. Steroid vs. antibiotic impregnated absorbable nasal packing for wound healing after endoscopic sinus surgery: a randomized, double blind, placebo-controlled study. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:473-80.

Resumo

Introdução:

A cirurgia endoscópica nasossinusal pode levar à formação de crostas e sinéquias, o que pode afetar o processo de cicatrização.

Objetivo:

O objetivo do nosso estudo foi comparar a influência do espaçador nasal absorvível embebido em esteroide versus antibiótico versus solução salina na cicatrização de ferida pós-operatória e na satisfação do paciente.

Método:

Oitenta pacientes, 33 mulheres e 47 homens, foram incluídos neste estudo. Ao final da cirurgia, dois tampões de material biodegradável de 4 cm foram aplicados em cada cavidade etmoidal. Um deles foi embebido em solução salina, enquanto no segundo foi utilizado esteroide, ou antibiótico.

Resultados:

Observamos diferenças estatisticamente significantes no escore de Lund-Kennedy entre os grupos controle e ambos os grupos tratamentos: para o grupo antibiótico nos dias 10 e 30 (p = 0,009; p = 0,009) e para o grupo esteroide no dia 90 (p = 0,008). O aspecto endoscópico da mucosa nasal indicou diferenças estatisticamente significantes na formação de crostas no dia 10, na comparação do esteroide com o curativo controle (p = 0,025), no tipo de secreção nos dias 10 e 30, na comparação do antibiótico com o curativo controle (p = 0,003; p = 0,016) e adicionalmente para esteroide e controle no dia 90 (p = 0,046). No dia 90, observamos diferenças estatisticamente significantes na ausência de edema da mucosa no grupo E (esteroide) em relação aos controles (p = 0,007).

Conclusões:

Os resultados deste estudo revelam uma influência positiva significante no uso de tampão nasal biodegradável embebido em esteroides e antibióticos no processo de cicatrização pós-operatória e satisfação do paciente em comparação com o curativo embebido em solução salina.

PALAVRAS-CHAVE
Agentes antibacterianos; Esteroides; Cicatrização de feridas; Cirurgia endoscópica nasal; Nasopore/tampão biodegradável

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br